[weglot_switcher]

Covid-19. Mais de 100 portugueses estão retidos nas Filipinas

Para já, o grupo de 40 portugueses está a combinar pernoitar no mesmo hotel, para não ficarem espalhados e ser mais fácil apanhar os primeiros voos para Portugal.
17 Março 2020, 10h05

As Filipinas estão a adotar medidas restritivas, nomeadamente nas entradas e saídas da capital Manila. Também algumas companhias aéreas estão a cancelar voos, impedindo portugueses de saírem do país.

De acordo com a ‘Lusa’, “uma centena de portugueses” encontram-se retidos nas Filipinas, sem conseguirem regressar a Portugal. Estes mesmos portugueses retidos admitem estar “aflitos” e “desesperados”.

Em Cebu existem mais de 40 portugueses retidos, mas estima-se que a última contagem por parte das autoridades filipinas seja superior a 100 portugueses. “Neste grupo [em Cebu] estão mais de 40 portugueses”, disse Emanuel Mosca à ‘Lusa’, admitindo que “segundo a última contagem, eram sensivelmente 120” espalhados pelas Filipinas, uma vez que “há muita gente que está retida em ilhas”.

“Há pessoas desesperadas, já vi pessoas a chorar e quer tudo voltar para o país”, adiantou o português à ‘Lusa’, junto do Aeroporto Internacional de Cebu. “Encontrávamos todos em ilhas, e então achámos por bem, no caso de alguém nos poder ajudar, que seria sempre melhor dirigirmo-nos a um aeroporto internacional”, acrescentou, falando em nome do grupo, formado por pessoas de Lamego, Coimbra, Lisboa e Ponte de Lima.

“Há, inclusivamente, pessoas que gastaram praticamente o dinheiro todo que tinham em voos, que entretanto foram cancelados, e que já não sabem, se tiverem mesmo de ficar aqui, como é que se vão manter, como é que se vão sustentar, porque não têm resposta nenhuma por parte de praticamente ninguém”, sustentou.

Os portugueses já deveriam ter abandonado o país, uma vez que foram avisados pelas autoridades filipinas para esse cenário há cinco dias. “No meu caso em particular, já gastei quase um milhar de euros em hotéis e também em voos que acabaram por ser cancelados”, referiu Emanuel Mosca.

Para já, o grupo de 40 portugueses está a combinar pernoitar no mesmo hotel, para não ficarem espalhados e ser mais fácil apanhar os primeiros voos para Portugal. “Já estamos com medo, medo de ficar sem dinheiro, com medo de ficar longe do nosso país, estamos com medo de não sermos bem tratados aqui porque somos estrangeiros”

O português assume que foi criada uma linha de apoio de Portugal, mas que não houve informações ou resposta por parte das autoridades portuguesas. Ainda assim, afirma estarem a ser acompanhados pelo cônsul português em Jacarta, que apenas consegue fornecer informações diárias.

Atualmente, as Filipinas registam 12 mortos e 142 casos positivos com o novo coronavírus Covid-19. Desde este domingo que o país adotou medidas restritivas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.