[weglot_switcher]

Covid-19: Marta Temido cria gabinete para controlar pandemia em Lisboa e Vale do Tejo

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou esta tarde, na conferência diária de acompanhamento da Covid-19 em Portugal, que nomeou ontem o Gabinete Regional para a Intervenção a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.
  • Marta Temido, ministra da Saúde
10 Junho 2020, 13h49

“O objetivo da saúde pública mantém-se na rápida deteção de novos casos, teste, isolamento e identificação de contactos. Para alavancar esta atuação, identificando precocemente os novos casos e as cadeias de transmissão, para acompanhar os surtos ativos e, para em cada momento, garantir a melhor informação para a tomada de decisão, nomeei ontem o Gabinete Regional para a Intervenção a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo”, referiu Marta Temido.

“O nosso objetivo é suprimir a Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo”, adiantou a ministra da Saúde.

O gabinete será coordenado pelo doutor Rui Portugal, médico de saúde pública da equipa de saúde pública desta região. O gabinete vai integrar as autoridades regionais e locais de saúde.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira, o concelho de Lisboa tem tem 2.751 infetados.

A ministra da Saúde revelou grande preocupação com cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa: “Concentram a nossa maior preocupação”. “Relativamente a esses cinco concelhos, gostava de deixar claro que eles concentram 90% dos novos casos que se verificaram ontem. Sendo que, entre estes concelhos, a situação começa a estar mais controlada em alguns deles”.

O concelho de Lisboa é o que revela menor incidência por cada cem mil habitantes, com 37,85, sendo que o concelho “que inspira maior cuidado é a Amadora, onde ainda estamos com uma incidência de 99,6 por cem mil habitantes no último dia”.

“A intervenção da saúde pública vai manter-se nos próximos dias numa lógica de supressão da infeção e de controlo dos focos de doença”, disse a ministra da Saúde, havendo 13 surtos associados a estes concelhos — em Arroios, Queluz-Belas, Águas Livres, Agualva e Mira-Sintra, freguesia de Santo António, Encosta do Sol e outros.

Estado de calamidade até 28 de junho
A ministra da presidência, Mariana Vieira da Silva, também presente na conferência de imprensa, explicou que o Conselho de Ministros, reunido na terça-feira, decidiu prorrogar o estado de calamidade até às 23h59 do dia 28 de junho.

“Essa decisão prende-se com a necessidade de continuar a realçar a importância de não nos distanciarmos das medidas de distanciamento social, higiene respiratória”, entre outras, disse Mariana Vieira da Silva.

No fim destes 15 dias, o objetivo do Executivo é o de “poder passar a um ao estado de contigência, mesmo o estado de alerta em algumas regiões do país”, revelou a ministra da presidência.

A utilização da máscara passou também a ser obrigatória em todo o território do país nos veículos privados de transporte de trabalhadores, que têm uma limitação de utilização de dois terços.

(atualizada às 13h59)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.