[weglot_switcher]

Covid-19: morreu homem de 80 anos no hospital de Santa Maria

Morreu um homem de 80 anos infetado pelo Covid-19 que estava internado no Hospital de Santa Maria. A diretora da DGS avisou que nos próximos tempos haverá mais vítimas.
  • Marta Temido, ministra da Saúde
16 Março 2020, 16h22

Morreu um homem de 80 anos e que se encontrava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, anunciou esta tarde a ministra da Saúde, Marta Temido.

“Hoje, no Hospital de Santa Maria, um doente que estava internado e que tinha a doença Covid-19” morreu, referiu a ministra da Saúde. “Tratava-se de um homem de 80 anos com várias comorbilidades [presença ou associação de duas ou mais doenças no mesmo paciente] associadas e que se encontrava internado desde há vários dias”, explicou a ministra.

A DGS tinha confirmado hoje de manhã a existência de 331 pessoas infetadas pelo Covid-19 em Portugal, o que correspondia a um aumento de 86 pessoas face ao último boletim da véspera publicado na véspera. Havia ainda 2.908 casos suspeitos e 374 pessoas aguardavam ainda os resultados das análises laboratoriais.

Graças Freitas, diretora da DGS e que estava presente na conferência de imprensa, revelou que se encontram 18 pessoas em cuidados intensivos, sendo que “umas estão mais críticas do que outras”. “Vamos ver qual será o desfecho. Todos sabemos que a taxa de letalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo e, portanto, teremos, nos próximos dias, semanas e meses, mais pessoas a morrerem”.

A diretora da DGS afirmou ainda que faz “parte da história natural da doença” que nos próximos dias, semanas e meses hajam mais pessoas a morrerem infetadas com o novo coronavírus.

“Temos insistido desde a primeira hora que disciplina e de comportamentos cívicos. É isso que temos encontrado entre muitos e muitas que optaram por aderir às medidas e recomendações da DGS, condicionando a entrada em estabelecimentos de comércio, restringindo o número de pessoas que podem lá estar dentro, organizando filas e organizando a nossa vida em sociedade de uma maneira diferente.” vincou Marta Temido.

“Corremos riscos e o risco que temos é o de a sociedade se desestruturar. Estamos numa guerra e como numa guerra, temos de ter disciplina”, disse. E recordou que “quando a Inglaterra sofreu ataques aéreos na Segunda Guerra Mundial, os ingleses continuaram a trabalhar”.

Questionada sobre os testes ao Covid-19, Marta Temido revelou que a DGS deu novas orientações aos hospitais. “Estamos a garantir que temos testes para poder testar sempre que há suspeitas. Hoje, de manhã, a reunião da MAI de vários países e ministros da Saúde teve o acordo de se realizar uma compra conjunta de testes a nível da União Europeia, revelou a ministra da Saúde”.

A ministra da Saúde disse que está a garantir que existem testes para testar pessoas que sejam suspeitas de terem sido infetadas com o novo coronavírus.

Marta Temido referiu ainda que há determinados atos médicos que deverão ser remarcados ou adiados, à luz de uma orientação que foi emitida e foi discutida com a DGS e que já estava em uso entre as regiões e entidades mais afetadas.

Assim, consultas não prioritárias deverão ser remarcadas, tal como meios diagnósticos sem carácter imprescindível. Também as cirurgias não prioritárias devem ser remarcadas.

(atualizada às 17h17)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.