[weglot_switcher]

Covid-19: Portugal comprou doses de vacinas suficientes para mais de 18 milhões de pessoas

Portugal já adquiriu 31 milhões de doses de vacinas para inocular os cidadãos contra o novo coronavírus. Ministério da Saúde explica que as 800 mil doses adicionais da vacina da Moderna não foram compradas porque seriam entregues apenas no final do ano.
21 Janeiro 2021, 14h45

Portugal já assegurou a aquisição de mais de 31 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, o que é suficiente para administrar a mais de 18 milhões de pessoas, segundo explica o Ministério da Saúde, em comunicado divulgado esta quinta-feira.

O gabinete de Marta Temido garante que o país terá todas as doses de vacinas de que necessita para cumprir o seu Plano de Vacinação universal e gratuito.

No documento, o Ministério da Saúde explica que, em relação aos contratos iniciais com as várias farmacêuticas que têm acordo com a Comissão Europeia (CE), com calendários de entrega em 2020 e 2021, “Portugal adquiriu todas as vacinas possíveis de serem compradas face à sua população”.

Adicionalmente a esses contratos, Portugal adquiriu ainda quantidades adicionais de outras vacinas, nomeadamente da BioNTEch-Pfizer e da Moderna, “prevendo também adquirir doses adicionais ao contrato inicial com a AstraZeneca”, refere o documento.

Sobre a compra de doses adicionais, o Ministério da Saúde entende que a opção de Portugal foi a de escolher as doses adicionais em função dos prazos de entrega, ou seja, escolhendo aquelas que chegariam mais cedo.

Por isso, e sobre a vacina dos laboratórios da Moderna, Portugal decidiu adquirir um milhão de doses e não optou pela compra de mais 800 mil doses adicionais porque seriam entregues apenas no final do ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.