[weglot_switcher]

Covid-19: Produtores pecuários exigem a Bruxelas suspensão das regras ambientais

“Sendo o ‘greening’ uma medida da Política Agrícola Comum (PAC) e, por essa razão tal alteração ter de ser decidida em Bruxelas, apelamos à senhora Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que use de todos os argumentos políticos ao seu dispor, para assumir o setor agropecuário nacional como sendo vital e prioritário para Portugal”, pedem os responsáveis da Fenapecuária.
26 Março 2020, 15h41

A Fenapecuária – Federação Nacionasl das Cooperativas de Produtores Pecuários exige a Bruxelas a suspensão das regras de ‘greening’, práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente, para fazer ao impacto do coronavírus.

“Tendo em conta o atual contexto de crise que vivemos, um momento verdadeiramente excecional na nossa história, a Fenapecuária defende ser urgente que se adotem medidas politicas, também elas, de exceção”, sublinha, em comunicado, a organização filiada na Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal.

Nesse mesmo documento, a Fenapecuária acrescenta que, “tendo em conta o défice da balança agroalimentar portuguesa face ao exterior, no que diz respeito aos cereais e estando os agricultores em vésperas de mais uma campanha de sementeiras de primavera/verão, é absolutamente prioritário garantir as próximas colheitas, pelo que as obrigações do ‘greening’ devem ser, neste ano excecional, suspensas, não colocando em causa o seu pagamento”.

“Sendo o ‘greening’ uma medida da Política Agrícola Comum (PAC) e, por essa razão tal alteração ter de ser decidida em Bruxelas, apelamos à senhora Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que use de todos os argumentos políticos ao seu dispor, para assumir o setor agropecuário nacional como sendo vital e prioritário para Portugal”.

As regras de ‘greening’ implicam diversificação de culturas e uso restringido de pesticidas e fungicidas, por exemplo.

“Este é também o momento de afirmação do sector agrícola, das cooperativas e dos seus agricultores, na sociedade portuguesa, afinal, estamos a falar da nossa soberania alimentar”, destaca o presidente da Fenapecuária, Idalino Leão.

De acrodo com o referido comunicado, “uma outra questão com que a Fenapecuária se debate é a relativa às regras de reconhecimento das Organizações de Produtores (OP), defendendo que neste contexto têm de ser obrigatoriamente revistas, sob pena de agravar ainda mais a situação do tecido agrícola e social em muitos dos nossos territórios”.

“Reflitam sobre esta crise, alterem os seus comportamentos nas compras de supermercado e sejam solidários com os agricultores portugueses, comprando produtos de origem nacional. Nós, agricultores, iremos continuar, firmes, a trabalhar para podermos colocar alimentos em todas as casas dos portugueses”, pede Idalino Leão, dirigindo-se aos portugueses.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.