[weglot_switcher]

Covid-19: PSD vai apresentar propostas para garantir liquidez às empresas e relançar economia

Miranda Sarmento e Rui Rio vão revelar o que o PSD propõe para responder à “emergência de liquidez” das empresas afetadas pela pandemia e para relançar a economia portuguesa.
  • Joaquim Miranda Sarmento
6 Abril 2020, 10h14

O presidente do PSD, Rui Rio, e o presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) dos sociais-democratas, Joaquim Miranda Sarmento, vão apresentar nesta tarde, às 15h30, na sede do partido no Porto, um conjunto de propostas económicas para responder ao impacto da pandemia de Covod-19. Em causa estão medidas para fazer face à “emergência de liquidez” das empresas, mas também de relançamento da economia portuguesa.

Antes disso, a 26 de março, o presidente do CEN, Joaquim Miranda Sarmento, apelou ao Estado para pagar “os cerca de quatro a cinco mil milhões de dívidas a fornecedores” nas duas semanas seguintes, defendendo que essa medida “injeta liquidez imediata nas empresas e não afeta o défice”, na medida em que as despesas que originaram as dívidas já foram registadas nas contas nacionais.

No entender de Joaquim Miranda Sarmento, esta medida é possível do ponto de vista da liquidez do Estado através do recurso aos depósitos do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, que tem uma “almofada financeira” entre os 10 e os 12 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.