[weglot_switcher]

Reguladores de media querem levar Comissão Europeia a definir medidas de apoio ao setor dos media

O argumento de que os media precisam de apoio da União Europeia é sustentado pelos reguladores tendo por base “a necessidade de informação fiável” que os Estados-membros têm revelado durante o surto epidemiológico da Covid-19.
7 Abril 2020, 07h50

Os reguladores de media europeus, incluindo a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), vão de forma concertada e em junto da Comissão Europeia procurar definir medidas para atenuar o impacto económico e financeiro gerado pela pandemia da Covid-19 na indústria dos media, foi anunciado na segunda-feira, 6 de abril.

“Tendo em conta a importância crítica dos media nas sociedades e a atual crise, o ERGA [Grupo de Reguladores Europeus para os Media Audiovisuais] contribuirá para moldar as medidas destinadas a reduzir o impacto da Covid-19 nos media, no mercado único europeu. Em concertação com a Comissão Europeia, o ERGA alargará o seu trabalho sobre desinformação, realizando uma avaliação de como os meios reagem aos desafios impostos pela ‘infodemia’ [notícias falsas] que acompanha a pandemia”, comunicou o ERGA.

Este grupo de reguladores da comunicação social anunciou também que vai criar um grupo de ação para discutir o impacto da pandemia da Covid-19 nas condições económicas dos media da União Europeia, bem como irá procurar influenciar a Comissão Europeia a tomar medidas em prol dos media na União Europeia. “É nosso dever comum garantir a estabilidade de nossas democracias nestes tempos difíceis em conjunto”, defende o ERGA.

O argumento de que os media precisam de apoio da União Europeia é sustentado pelo ERGA tendo por base “a necessidade de informação fiável” que os Estados-membros têm revelado durante o surto epidemiológico.

“A persistência das nossas democracias baseia-se num fluxo eficaz de informações fiáveis ​​e nas relações mútuas das pessoas. solidariedade. Media robustos e independentes podem garantir isso. […] O jornalismo profissional é importante, pois combate os perigos da desinformação, o que pode agravar ainda mais a situação”, lê-se no comunicado do organismo.

A situação económica dos media já era complexa antes do surto epidemiológico. Atualmente, “as restrições de circulação e outras medidas de controlo decididas pelas autoridades nacionais para conter uma maior disseminação do novo coronavírus também complicam o funcionamento dos meios de comunicação”.

No caso de Portugal, o Governo deverá anunciar um conjunto de medidas para os media durante esta semana. Em declarações à SIC, no sábado, 4 de abril, a ministra da Cultura, Graça Fonseca revelou que a tutela está a trabalhar para que o setor da cultura – onde se inserem os media – regresse à normalidade assim que possível.

Nesse sentido a governante remeteu para a esta semana a comunicação de medidas específicas para a comunicação social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.