[weglot_switcher]

Covid-19: Setor hoteleiro ajuda a equipar hospital de campanha no Estádio Universitário de Lisboa

Em apenas 48 hioras, a AHP enviou mais de três mil bens, entre lençóis, édredons, toalhas, almofadas e fronhas, para ajudar a montar este hospital de campanha que é hoje inaugurado.
  • AHP - Raul martins
28 Março 2020, 16h11

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal reuniu os empresários seus associados e os seus parceiros para dar resposta a pedidos de ajuda para fazer face ao surto de coronavírus e equipar o hospital de campanha que está a ser montado no Estádio Universitário de Lisboa.

“A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, através do Programa HOSPES – Programa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Hotelaria de Portugal -, tem recebido pedidos de ajuda de vários setores de atividade, no sentido de poder doar bens e produtos de primeira necessidade a diversas entidades públicas e privadas em situação de carência”, revela um comunicado da associação.

Segundo essa nota, “à associação têm chegado pedidos de várias entidades como a Câmara Municipal de Lisboa, para apoiar as populações mais vulneráveis da cidade, o Hospital de Santa Maria e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Hospital São José, Hospital Santo António dos Capuchos, Hospital Santa Marta, Hospital Dona Estefânia, Hospital Curry Cabral, Maternidade Dr. Alfredo da Costa)”.

“Em 48 horas, a resposta foi surpreendente. Só para equipar este hospital de campanha [do Estádio Universitário de Lisboa], que abre hoje [dia 28 de mARÇO] com 500 camas, a AHP enviou mais de três mil bens, entre lençóis, édredons, toalhas, almofadas e fronhas”, destaca o referido comunicado da associaçãpo presidida por Raul Martins.

A AHP acrescenta que, para além desses donativos, “já disponibilizou, entre outros, 11 mil doses individuais de champô, mais de oito mil ‘kits’ de escovas e pastas de dentes, sete mil sabonetes, mais de quatro mil luvas e mais de 300 cobertores, édredons e mantas”.

Para garantir a entrega dos bens e produtos, a AHP contactou a Mub Cargo, ‘startup’ de Braga, que “generosamente coordenará toda a logística de entrega e transporte”.

Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, refere que “a experiência que a AHP tem através do Programa HOSPES – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da Hotelaria, permite-nos montar estas operações com grande eficiência e rapidez”.

“Recordo, por exemplo, o exemplar apoio da hotelaria nacional na ajuda a Moçambique, quando fizemos chegar a um hospital de campanha duas toneladas e meia de bens”, assinala Cristina Siza Vieira.

A  CEO da AHP sublinha que, “agora, e apesar do período muito difícil que atravessamos em todos os setores, e particularmente no nosso, é muito gratificante ver a resposta pronta dos nossos associados e dos parceiros”.

“O trabalho em conjunto e coordenado faz toda a diferença e é prova de que a comunidade hoteleira, hotéis, trabalhadores, fornecedores, parceiros, estão juntos, não só nos bons ciclos mas também na adversidade”, assegura Cristina Siza Vieira.

O referido comunicado da AHP refere ainda que também a Ageas Portugal, empresa parceira da AHP, arrancou com uma iniciativa particular “para envolver os seus colaboradores na elaboração de máscaras para os profissionais que têm de trabalhar protegidos, e pediu a colaboração da associação  para que fossem disponibilizados lençóis, pelo que também para esta iniciativa foram doados mais de mil lençóis”.

A AHP diz ser a maior associação patronal da indústria hoteleira, garantindo que os seus associados representam mais de 65% do número de quartos da hotelaria nacional. Foi reconhecida como associação de utilidade pública em outubro de 2013

O programa HOSPES tem duas vertentes: pesponsabilidade social, “We Share”, que consiste em reintroduzir na economia social, através da AHP, bens e equipamentos em bom estado de conservação dos hotéis portugueses; e sustentabilidade ambiental, “We Care”, que divulga e implementa boas práticas no uso de recursos; da recolha, tratamento e reciclagem de resíduos dos hotéis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.