[weglot_switcher]

CP comprou 51 carruagens à Renfe por 1,6 milhões de euros

Segundo o Ministério das Infraestruturas, este equipamento permite à CP aumentar em 50% o seu parque de carruagens climatizadas, de 102 para 153″. As carruagens poderão ser usadas nos comboios InterCidades e nos serviços regionais e deverão entrar ao serviço antes do fim do ano.
1 Julho 2020, 15h48

A CP comprou 51 carruagens à sua congénere espanhola Renfe, por um montante de 1,6 milhões de euros, para reforçar a sua oferta de serviços no segmento de longo curso, apurou o Jornal Económico junto de fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação.

“Trata-se de uma oportunidade que surgiu de comprar um conjunto de carruagens que a Renfe imobilizou, algumas delas há poucos meses. Trata-se de um conjunto de 51 carruagens, pelo valor de cerca de 1,6 milhões de euros”, revelou a referida fonte oficial ao Jornal Económico.

Segundo esta informação oficial, “isto permite à CP aumentar em 50% o seu parque de carruagens climatizadas, de 102 para 153”.

“Estas carruagens serão prioritariamente utilizadas para reforçar os serviços regionais, mas também podem ser usadas nos serviços Intercidades (de longo curso), já que têm níveis de conforto adequados a esse tipo de serviços.
Estas carruagens necessitarão de uma revisão geral e da adaptação do sistema elétrico, intervenções que serão feitas nas oficinas de Guifões, e as primeiras devem estar prontas a entrar ao serviço antes do fim do ano”, adiantou a referida fonte do ministério liderado por Pedro Nuno Santos.

O ministro das Infraestruturas já havia aludido a esta operação, ontem, na audição da Comissão Parlamentar de Economia, Obras Públicas e Inovação, ao dizer que “fizemos um negócio, chegaram já ontem 16, comprámos 51 carruagens à Renfe, de longo curso e serviço regional, por um preço muito reduzido e que vão estar ao serviço do país dentro de muito pouco tempo”.

“Estamos a falar de 51 carruagens, é quase a duplicação da nossa capacidade no longo curso. Nos urbanos, precisamos mesmo de novos comboios”, adiantou o governante.

Sobre esta matéria, Pedro Nuno Santos admitiu ainda que “temos necessidade de material circulante”.

“Começámos um processo muito intensivo de recuperação de material circulante que já está a circular. Temos carruagens Schindler que estavam encostadas há anos e que estão novamente ao serviço do nosso país, nomeadamente na linha do Douro. Estão para sair do Entroncamento, espero que até ao final do mês de julho, saiam já duas locomotivas das oficinas do Entroncamento”, avançou o ministro das Infraestruturas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.