[weglot_switcher]

Crédito y Caución alcança acordo com o Estado para prorrogação da Linha de Apoio ao Crédito

A Crédito y Caución garantiu a prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado até 30 de junho de 2021.
  • Bobby Yip/Reuters
12 Janeiro 2021, 11h26

A sociedade de seguros de crédito Crédito y Caución alcançou um acordo com o Estado para a prorrogação da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com garantia do Estado até 30 de junho de 2021.

A Crédito y Caución disponibilizará Garantias Adicionais para os seus segurados no montante global de 194,2 milhões de euros.

A nova linha Exportação Segura 2021 “é mais abrangente que a anterior permitindo apoiar clientes em todos os mercados identificados na Lista de Risco País da OCDE”, detalha a seguradora.

A Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado permite às empresas beneficiarem de cobertura adicional do Estado em operações de exportação.

Segundo o comunicado da seguradora, nos casos em que a Crédito y Caución tenha concedido cobertura insuficiente no âmbito da sua Apólice de Seguro de Crédito, o montante da Garantia Adicional do Estado será indexado ao risco assumido pela seguradora de crédito, com o limite por operação a variar em função do risco de crédito do comprador, podendo chegar a 1,5 vezes o valor classificado pela Crédito y Caución.

O comunicado da empresa especializada em seguros de crédito interno e de exportação e que em Portugal tem uma quota de mercado de 24%, avança que “o preço de subscrição da nova linha de apoio será também, na generalidade dos casos, inferior ao da anterior facilidade, sendo calculado com base no preço da Apólice Base já existente, acrescido das imposições resultantes nas normas comunitárias aplicáveis ao Seguro de Crédito à Exportação com o apoio do Estado”.

“A prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado era um passo fundamental para manter o apoio à atividade das exportadoras nacionais, num contexto de grande incerteza e de perspetivas pouco otimistas para 2021 na generalidade dos mercados mundiais”, refere Paulo Morais, Country Manager da Crédito y Caución para Portugal e Brasil.

O seguro de crédito protege as empresas seguradas dos incumprimentos de pagamento dos seus clientes, melhora o seu acesso ao financiamento, bem como as suas capacidades de prospeção comercial em qualquer mercado, interno e externo. Contribui na mitigação dos riscos de crédito em processos de internacionalização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.