PremiumCrescimento da economia nacional acelera antes do verão

O PIB português deverá ter expandido 0,6%, em cadeia, no segundo trimestre, segundo os economistas consultados pelo JE. A confirmar-se será um ritmo superior ao do trimestre anterior.

A economia portuguesa terá crescido no segundo trimestre do ano a um ritmo mais rápido que nos primeiros três meses de 2018. Apesar do consenso das projeções apontar para uma desaceleração no conjunto dos 12 meses, face ao ano passado, os economistas estão otimistas sobre o crescimento do produto interno bruto (PIB) entre abril e junho.

“O PIB terá crescido cerca de 0,6% em cadeia e 2,5% homólogos, apoiado por uma recuperação das exportações de bens”, explicou Rui Constantino, head of research do Santander. “A dinâmica depende das exportações e do investimento, já que o consumo privado tem evoluído de forma sustentada, mas moderada”, afirmou.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Contribuintes que ganham mais de mil euros continuam a reter IRS a mais, diz a PwC

A atualização das tabelas de retenção para 2019 continua a não refletir integralmente o alargamento dos escalões do IRS de 2018 para a generalidade dos trabalhadores e pensionistas com rendimento a partir de mil euros, segundo os cálculos da PwC.

FMI indica três passos para evitar uma crise de dívida pública

O artigo publicado hoje no IMFBlog, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que “a sustentabilidade da dívida de alguns países de alto risco tem sido objeto de muito debate público”, mas, no entanto, “o peso da dívida pública é um problema crescente em todo o mundo”.

Luís Pedro Martins eleito para mandato de 5 anos na Turismo Porto e Norte de Portugal

De acordo com os atuais estatutos da TPNP, o mandato da comissão executiva tem a duração de cinco anos e só pode ser renovado uma vez.
Comentários