[weglot_switcher]

“Crescimento de Portugal é espetacular”, segundo Moscovici

Depois de uma performance acima do esperado em 2017, o comissário europeu espera que Portugal continue a crescer acima do potencial. Segundo dados publicados esta quarta-feira, Bruxelas espera uma expansão do PIB de 2,2% este ano e 2% no próximo.
7 Fevereiro 2018, 13h11

Pierre Moscovici voltou a elogiar o crescimento económico português, que classificou como “sólido e robusto”. Na conferência de imprensa, que se seguiu à divulgação das Projeções Económicas de Inverno de Bruxelas, o comissário europeu para os Assuntos Económicos disse esperar que o país continue num caminho de estabilidade.

“Portugal tem tido um crescimento espetacular, uma retoma notável”, afirmou, acrescentando esperado “um crescimento acima do potencial apesar de mais lento”. A Comissão Europeia projeta que a economia portuguesa cresça 2,2% em 2018, face à expansão de 2,7% estimada para o ano passado.

Para este ano, apoia a previsão do Governo, enquanto sobre o ano passado, fica ligeiramente abaixo dos 2,6% previstos pelo Executivo. Para 2019, Bruxelas espera um crescimento do PIB de 1,9%. A revisão em alta foi de uma décima para cada um dos anos, face às anteriores projeções da Comissão Europeia.

“Portugal fez um longo caminho desde a crise, que reconhecemos”, disse Moscovici. “As projeções para Portugal são sólidas e robustas depois de uma performance melhor que o esperado [em 2017]. Esperemos que continue assim”, acrescentou, tendo, no entanto, recusado comentar a política orçamental do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.