Criação de peixe hipoalergénico com “resultados bastante promissores”

A criação de um peixe hipoalergénico valeu à Universidade do Algarve duas distinções nos prémios Food & Nutrition Awards. Conheça melhor este projeto.

 

A alergia alimentar constitui uma doença crónica que afeta milhões de pessoas a nível global e, à data, não existe nenhum tipo de tratamento eficaz no combate à mesma, sendo a única solução a ausência do alimento na dieta de pessoas alérgicas ao mesmo. Contudo, para os investigadores da Universidade do Algarve, a abordagem a este desafio foi tudo menos convencional.

Enquanto que na maior parte das alergias, a abordagem terapêutica passa por controlar os sintomas provocados pelo elemento alergénico no paciente, os investigadores portugueses dedicaram-se a retirar, controladamente, as proteínas responsáveis pela alergia do alimento em si, desenvolvendo um produto seguro, neste caso peixe.

“O peixe é considerado o terceiro alimento mais alergénico, afetando entre 2-5% da população mundial adulta com uma maior incidência em crianças e jovens onde esta percentagem ronda os 6%”, garantem.

Este projeto valeu à Universidade do Algarve duas distinções na mais recente edição dos Food & Nutrition Awards, cuja lista completa de vencedores pode ser conhecida aqui. Assim, a instituição somou os prémios de Investigação e Desenvolvimento, bem como o prémio Born From Knowledge, atribuído pela ANI e pelo FNA.

Conheça melhor este projeto na breve conversa em cima, com Pedro Rodrigues, Docente da Universidade do Algarve e Investigador do CCMAR.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Food & Nutrition Awards.

Recomendadas

Doenças cardiovasculares: responsáveis por mais de 30% das mortes

O Centro de Estudos de Doenças Crónicas recebeu a menção honrosa na categoria Investigação e Desenvolvimento no FNA com o projeto Poli4Hiper. Fique a conhecer melhor.

Alergia Alimentar: é urgente educar sobre esta problemática

O projeto educacional e de investigação FAC recebeu a menção honrosa na categoria Educação Alimentar no Food & Nutrition Awards. Conheça melhor este programa.

Sustentabilidade: a partilha de boas práticas tem um grande impacto

O vencedor do prémio de Sustentabilidade Alimentar desta 10.ª edição do FNA foi o Instituto Técnico de Alimentação Humana, com o projeto ITAU + SUSTENTÁVEL. Fique a conhecer melhor.
Comentários