Criação de peixe hipoalergénico com “resultados bastante promissores”

A criação de um peixe hipoalergénico valeu à Universidade do Algarve duas distinções nos prémios Food & Nutrition Awards. Conheça melhor este projeto.

 

A alergia alimentar constitui uma doença crónica que afeta milhões de pessoas a nível global e, à data, não existe nenhum tipo de tratamento eficaz no combate à mesma, sendo a única solução a ausência do alimento na dieta de pessoas alérgicas ao mesmo. Contudo, para os investigadores da Universidade do Algarve, a abordagem a este desafio foi tudo menos convencional.

Enquanto que na maior parte das alergias, a abordagem terapêutica passa por controlar os sintomas provocados pelo elemento alergénico no paciente, os investigadores portugueses dedicaram-se a retirar, controladamente, as proteínas responsáveis pela alergia do alimento em si, desenvolvendo um produto seguro, neste caso peixe.

“O peixe é considerado o terceiro alimento mais alergénico, afetando entre 2-5% da população mundial adulta com uma maior incidência em crianças e jovens onde esta percentagem ronda os 6%”, garantem.

Este projeto valeu à Universidade do Algarve duas distinções na mais recente edição dos Food & Nutrition Awards, cuja lista completa de vencedores pode ser conhecida aqui. Assim, a instituição somou os prémios de Investigação e Desenvolvimento, bem como o prémio Born From Knowledge, atribuído pela ANI e pelo FNA.

Conheça melhor este projeto na breve conversa em cima, com Pedro Rodrigues, Docente da Universidade do Algarve e Investigador do CCMAR.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Food & Nutrition Awards.

Recomendadas

Profissões do futuro: quais as saídas e as competências procuradas?

Será já no dia 17 de Junho às 17h00 que poderá ficar a entender as próximas transformações no mercado de trabalho e quais são os empregos do futuro, na JE editors Talks: Saídas Profissionais.

Não consegue pagar a renda?

Todas as terças-feiras, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa traz-lhe dicas e sugestões para enfrentar os desafios dos próximos tempos. Esta semana saiba que direitos e garantias tem se perdeu rendimentos e tem receio de não conseguir pagar a renda da sua casa.

IA: chegou o tempo dos robots?

O desenvolvimento da Inteligência Artificial tem permitido grandes avanços na robótica e nos processos. Dia 7 de Junho o desenvolvimento deste campo da ciência estará em debate nas JE editors Talks.
Comentários