[weglot_switcher]

Criptomoedas já desvalorizaram 600 mil milhões de dólares desde janeiro

A decisão do supervisor dos mercados financeiros dos EUA, a SEC, de adiar a decisão de autorizar ETF associados a bitcoin levou a capitalização do mercado cripto para mínimos de novembro do ano passado.
9 Agosto 2018, 12h30

selloff das criptomoedas que se está a viver desde o início do ano atingiu um novo mínimo, com a decisão do supervisor dos mercados financeiros dos EUA (a Securities and Exchange Commission – SEC) de adiar a decisão de autorizar exchange-traded funds (ETF) associados a bitcoin.

A capitalização do mercado cripto atingiu esta quarta-feira os 230 mil milhões de dólares, segundo dados da exchange Coinmarketcap, que segue as principais divisas digitais. Este é o valor mais baixo desde novembro e significa um tombo de 600 mil milhões de dólares na capitalização de mercado desde o pico, em janeiro.

A SEC adiou a decisão sobre a aprovação de Bitcoin ETF por, pelo menos, dois meses, que iria permitir a negociação dos fundos da gestora VanEck. No total, há 10 ETF associados à maior criptomoeda do ano de quatro empresas diferentes em análise no supervisor.

“O mercado reagiu exageradamente a uma série de aplicações para a SEC que não tiveram oportinidade de obter uma rápida aceitação e agora estão a reagir ao resultado altamente esperado”, afirmou Hany Rashwan, diretor executivo da startup cripto Amun Technologies Ltd, à agência Bloomberg. “A SEC irá provavelmente adiar até fevereiro de 2019. A probabilidade de uma aprovação do ETF Bitcoin em 2018 sempre foi baixa”.

O valor da bitcoin cai 2,35% para 6.370,33 dólares esta quinta-feira, após um tombo de 7% no dia anterior. A ether perde 2,09% para 361,70 dólares e a ripple desvaloriza 2,56% para 0,344 dólares. Entre as 100 maiores criptomoedas, todas seguem no ‘vermelho’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.