[weglot_switcher]

Crise dos semicondutores provoca subida dos preços de carros usados em setembro

O barómetro revela que continua a subir o preço médio para o consumidor final, sobretudo a partir de agosto. SUV e Sedan são os dois tipos de veículos que registaram as maiores subidas dos preços. Ainda assim, o mesmo relatório assinala uma “estabilidade” no preço médio dos utilitários.
  • Cristina Bernardo
8 Novembro 2021, 15h46

O registo de carros usados caiu 14% em setembro de 2021 face ao período homólogo do ano passado e 5% em relação a 2019, segundo os dados do barómetro sobre o mercado automóvel, desenvolvido pela Standvirtual em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). Com a diminuição da oferta, o preço de carros usados tem vindo a subir ao longo do ano, estando atualmente nos 40%.

O barómetro, divulgado esta segunda-feira, revela que continua a subir o preço médio para o consumidor final, sobretudo a partir de agosto. SUV e Sedan são os dois tipos de veículos que registaram as maiores subidas dos preços. Ainda assim, o mesmo relatório assinala uma “estabilidade” no preço médio dos utilitários.

A estes números acrescentam-se quebras globais de 13% na transferência de propriedade no período de janeiro a setembro de 2021, comparativamente ao mesmo período de 2020. O barómetro revela também que, entre 2021 e 2019, registou uma quebra ligeiramente menor, de 11%, no mesmo período.

Para o que resta do ano, é expectável que o stock de carros entre dez e 20 mil euros continue a baixar, o que representará um aumento no número de carros usados disponíveis acima de 20 mil euros.

No que respeita ao mercado de carros novos, registou-se uma quebra de 19% em outubro face ao mesmo mês de 2020, mas assinala-se um crescimento de 4,4% em comparação ao acumulado de janeiro a outubro do ano passado. Em relação ao mesmo período de 2019, a quebra é maior, 29,5% na comparação mensal e 33,5% no acumulado do ano até ao momento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.