[weglot_switcher]

Cristina Campos gere rede de 3 mil executivos

A presidente da farmacêutica Novartis Portugal vai liderar a comunidade de ex-alunos de MBA da Nova e da Católica.
12 Agosto 2018, 20h00

Foi aluna do primeiro MBA Catolica|Nova em 2007-08, precursor do The Lisbon MBA. Já lá vai uma década. Desde então, muita coisa mudou (e continua a mudar) na vida pessoal e profissional de Cristina Campos. “Desde o MBA que penso em como alavancar esta experiência que é transformadora para tantas pessoas, e como manter vivo e sustentável este investimento que fizemos ou fizeram em nós a dada altura das nossas vidas”, conta ao Jornal Económico.

Cristina Campos tinha sido mãe pela terceira vez, a sua carreira profissional até estava a correr bem, mas sentia que precisava de uma nova alavanca para continuar a crescer como líder, como gestora e como pessoa. Deu o passo. “Foi para mim uma experiência transformadora e, de certa maneira, foi uma forma de sair da zona de conforto”, sublinha. “Aprendi o que esperava aprender e fui surpreendida com uma aprendizagem humana também ela marcante. Apreciei imenso experienciar um ambiente sem hierarquias, sinceridade entre colegas, espírito de equipa, pressão positiva”, explica.

Como a atual presidente da Novartis Portugal e vice-presidente da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, cerca de outros 3 mil empresários, gestores, engenheiros, executivos, quadros de topo de empresas portuguesas e estrangeiras fizeram o programa, que junta as duas escolas de negócios mais internacionais do país: a Nova SBE e a Católica-Lisbon e, antes disso, os programas de cada uma delas. O programa hoje dá pelo nome de The Lisbon MBA e é o mais internacional Master Business Administration ministrado em Portugal, ombreando com os melhores da Europa e do mundo. Alguns desses nomes acompanham-na agora na missão de liderar a comunidade de antigos alunos. Pedro Antão Alves, diretor de Desenvolvimento e Inovação em Portugal da ENGIE e Ricardo Gonçalves, partner na Core Investments, são vice-presidentes do conselho presidido por Cristina Campos. A equipa, que tem mandato até 2020, integra também João Serrano, Business Development Manager da Cisco; Bárbara Faria, Project Manager da Fidelidade Seguros; Gonçalo Faria, Open Innovation Program Director da Beta-i; Carla Oliveira, General Manager da Vivafit Portugal; e João Cardoso, Head of Digital do GroupM.

A diversidade da equipa, reforçada com a colaboração de muitos outros alumni que já manifestaram vontade em participar na concretização do programa do Clube, será um fator essencial para reforçar a ligação com toda a comunidade MBA, nacional e internacional, sublinha Cristina Campos. Dá como exemplos de nomes que contribuirão com a dimensão internacional para o desenvolvimento do Clube Nuno Couceiro, diretor-geral da Paviana Construções; Lia Garcia, Marketing Lead da Bristol-Myers Squibb Espanha; e Wendeline van der Feltz, Capacity Development no FMO- Dutch Development Bank.

No fundo, sintetiza: “O que me motivou verdadeiramente foi proporcionar à comunidade alumni uma plataforma sustentável e contínua que nos permita continuar a viver e a amplificar a experiência do programa e, com isso, devolver à sociedade de forma exponencial o conhecimento que o The Lisbon MBA nos proporcionou.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.