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Autoeuropa não está a renovar contratos a prazo, denunciam CT e sindicato

Segundo a Fiequimetal e a comissão de trabalhadores (CT), a administração da Autoeuropa já comunicou a vários trabalhadores que não vai renovar os seus contratos a prazo. Para alguns trabalhadores, este era o último contrato antes de passarem a efetivo, segundo o sindicato que critica que continuem a ser utilizados trabalhadores temporários e que a não renovação de contratos acontece depois da fábrica ter recebido apoios do Estado. CT diz que está a pressionar empresa para renovar contratos.
  • Luis Viegas
11 Setembro 2020, 16h40

A federação sindical Fiequimetal denunciou hoje que a administração da Autoeuropa está a comunicar a vários trabalhadores que não vai renovar os seus contratos de trabalho a prazo.

“A Autoeuropa está a comunicar a trabalhadores que não vai renovar o contrato ou que não os passa a efetivos, pois alguns deles estão no final do terceiro contrato a prazo”, disse ao Jornal Económico Eduardo Florindo do Site Sul (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul) que pertence à Fiequimetal, afeta à CGTP.

“Os que estão a receber a carta trabalham na área das carroçarias, no body”, acrescenta, apontando que o sindicato já pediu uma reunião à administração, que vai ter lugar no dia 23 de setembro. “Vamos ver se vai haver mais ou não e saber quantos são”.

Segundo Eduardo Florindo, a administração está a comunicar a sua decisão a trabalhadores que terminam o contrato em outubro e novembro. Mas o dirigente aponta que há mais trabalhadores a terminar contrato até ao final do ano e o sindicato também quer saber o que vai acontecer nestes casos. “Não sabemos se vão ser despedidos, se não vão”.

A justificação que está a ser dada é devido à redução da “produção dos monovolumes” Volkswagen Sharan/Seat Alhandra. “Esta justificação não tem qualquer fundamento porque a empresa já sabia que este modelo vai ser descontinuado no final do ano, vai terminar”.

“Isto não tem qualquer justificação até porque a Autoeuropa está a laborar com todos os turnos. Até dia 5 de outubro está a pedir às pessoas para irem trabalhar para recuperar produção. Isto não faz sentido numa empresa que recebeu apoios do Estado, e que esteve em regime de layoff simplificado”, segundo o sindicalista.

“Não percebemos porque é que a Autoeuropa está a comunicar que não renova contratos quando existem muitos trabalhadores de trabalho temporário”, afirmou.

O Jornal Económico já pediu uma reação à administração da Autoeuropa e aguarda por resposta.

Por sua vez, a Comissão de Trabalhadores também confirma que vários trabalhadores já foram informados pela administração que o seu contrato não vai ser renovado.

“Alguns trabalhadores já receberam cartas. Estamos a ver se conseguimos reverter essa decisão”, disse o coordenador da CT ao JE.

“Este mês e no próximo há pessoas que terminam contratos e mostrámos a nossa preocupação à empresa” sobre a não renovação, segundo Fausto Dionísio.

“É um número de pessoas que ainda não sabemos, estamos a pressionar a empresa para renovar o contrato a todas as pessoas, porque nós temos a capacidade”, destacou este responsável.

Fausto Dionísio apontou que a justificação dada pela empresa para a não renovação foi a “descida drástica da produção do monovolume”.

“Estamos a fazer o mesmo número de carros, só que o monovolume é um carro maior, tem muito mais trabalho”, sublinhou.

Autoeuropa regressou a ritmo pré-Covid no final de agosto

A fábrica portuguesa da Volkswagen retomou por completo os seus 19 turnos semanais, 15 nos dias úteis e quatro ao fim de semana, tal como acontecia antes da pandemia da Covid-19, no final de agosto.

Isto significa que a fábrica passou a produzir 890 automóveis por dia, entre Volkswagen T-Roc, a grande maioria, e Seat Sharan.

A fábrica do grupo alemão fechou o ano de 2019 com um novo recorde de produção. A maior fábrica automóvel em Portugal produziu um total de 256.878 unidades.

Este valor representa uma subida de 16,3% face a 2018, ano em que foi atingido outro recorde ao serem produzidos 223 mil unidades na fábrica portuguesa da Volkswagen (mais 106% face a 2017).

Além do recorde de produção, o volume de negócios da Autoeuropa subiu 15% em 2019 para um total de 3.737 milhões de euros, o valor mais elevado de sempre.

Mas a pandemia deverá afetar a produção anual da companhia, pois a Autoeuropa registou uma quebra na produção de 38,2% entre janeiro e julho deste ano num total de 98 mil unidades fabricadas, segundo os dados da ACAP.

https://jornaleconomico.pt/noticias/volume-de-negocios-da-autoeuropa-subiu-15-em-2019-629196

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