[weglot_switcher]

CTT avançam em Mora para a 30.ª reabertura de loja. Falta reabrir três lojas das 33 encerradas

“A Loja CTT de Mora vai voltar a abrir portas numa nova localização, na Rua de São Pedro nº31 R/C, em Mora, e funcionará todos os dias úteis das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30”, lê-se num comunicado enviado à redação.
24 Agosto 2021, 11h13

Os CTT – Correios de Portugal anunciaram esta terça-feira que vão reabrir a Loja CTT de Mora, no distrito de Évora, vai reabrir a 30 de agosto. Esta é a 30.ª loja  em sede de concelho que o operador postal reabre, depois de ter assumido publicamente, em 2019, o compromisso de reativar as estações de correio das 33 sedes de concelho que não tinham. então, qualquer loja. No âmbito desse compromisso faltam reabrir três lojas únicas em três concelhos.

“A Loja CTT de Mora vai voltar a abrir portas numa nova localização, na Rua de São Pedro nº31 R/C, em Mora, e funcionará todos os dias úteis das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30”, lê-se num comunicado enviado à redação. Antes de Mora, os CTT tinham reaberto as lojas de Marvão, Armamar e Fornos de Algodres, durante o mês de abril.

No mesmo comunicado, a empresa liderada por João Bento sublinha que a reabertura de mais uma loja única em sede de concelho tem “em vista o reforço da elevada proximidade às populações e da capilaridade da rede”. Uma estratégia que os Correios garantem que não prevê “novos encerramentos”.

É expectável que os CTT concluam até ao final de 2021 o processo de reabertura de lojas iniciado no final do verão de 2019, tal como indicou João Bento numa entrevista ao Jornal Económico em março deste ano. Contudo, não há um cronograma definido para a reabertura destas Lojas CTT.

O processo de reabertura de lojas está dependente de uma análise detalhada de todas as condicionantes, como a disponibilização do espaço, os recursos humanos envolvidos e a relação existente com os parceiros e autarquias, bem como a oportunidade identificada em cada concelho, reitera o comunicado de hoje.

A reabertura de estações dos Correios nas 33 sedes de concelho que tinham ficado sem acesso ao serviço postal universal, através de uma loja CTT, foi desencadeada pela empresa assim que João Bento assumiu a presidência executiva, há três anos, depois da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ter alertado para os efeitos dos encerramentos e de muita contestação política. O Governo já assumiu, por isso, que o novo contrato de concessão (que ainda não existe) terá de garantir, pelo menos, uma loja em todos os concelhos do país. A atual concessão do serviço universal termina no final deste ano.

Não obstante, o CEO do operador postal tem defendido que a reabertura de lojas ocorre por convicção e não por obrigação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.