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CTT lançam serviço gratuito até abril para digitalização dos negócios de PME

CTT lançaram novo serviço em cooperação com o Ministério da Economia e Transição Digital, no âmbito das medidas criadas pelo Governo para apoiar empresas de menor dimensão durante o combate à pandemia do novo coronavírus. Até ao fim da abril, as PME podem aderir gratuitamente. CTT não cobram comissões.
  • Cristina Bernardo
20 Março 2020, 08h47

Os CTT – Correios de Portugal lançaram um novo serviço que permite às pequenas e médias empresas (PME) ligadas ao retalho ou venda de bens a criar lojas online. O serviço, que é entendido como forma apoiar a digitalização das PME, nasce de uma cooperação com o Ministério da Economia e Transição Digital, no âmbito das medidas criadas pelo Governo para apoiar empresas de menor dimensão durante o combate à pandemia do novo coronavírus. Ao Jornal Económico, o administrador dos CTT João Sousa contou que é a empresa que irá assegurar o custo da gratuitidade da iniciativa, embora não tenha revelado valores.

Trata-se do serviço ‘Criar Lojas Online’, lançado na quinta-feira, cuja adesão é gratuita até ao dia 30 de abril. “A partir de 30 de abril deverá ser implementado um pequeno custo mensal para a presença na plataforma”, acrescentou o administrador. O novo serviço também “continuará disponível depois da atual crise” e, além da gratuitidade, João Sousa revelou que a operadora postal não vai cobrar comissões sobre as vendas que as PME venham a realizar nas plataformas digitais criadas com o apoio dos CTT.

“A nossa vontade é ajudar o máximo de empresas possível, por forma a promover a sustentabilidade do tecido empresarial nacional no contexto de pandemia Covid-19 em Portugal. Os CTT estão conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa, papel reforçado no atual contexto, apoiando também as empresas na presença nos canais digitais através das suas soluções e serviços”, assim justificou João Sousa a criação da nova oferta da empresa.

O serviço que está disponível para adesão no site da operadora postal foi desenvolvido em parceria com a startuup Shopkit e, além de garantir a “construção” de uma loja online, dá acesso a uma linha de apoio técnico e suporte no processo de criação da loja.

A partir do novo serviço, a operadora postal abre também a porta às PME para complementarem as suas futuras lojas digitais com os sistemas de expedição, de logística e de pagamentos dos CTT. A empresa liderada por João Bento aponta que a associação de serviços permitirá às PME ter os CTT como parceiro no seu negócio digital.

“Os CTT estão conscientes do papel crítico que desempenham na manutenção de cadeias de comunicação e logística vitais para a economia e a sociedade portuguesa, papel reforçado no atual contexto, apoiando também as empresas na presença nos canais digitais através das suas soluções e serviços”, explicou o administrador João Sousa.

Assim, as PME terão acesso também a condições especiais ao Dott, o marketplace criado pelos CTT em parceria com a Sonae, tendo sido lançado em maio de 2019. O Dott funciona como um “catálogo” para as empresas vendedoras, servindo para apresentar produtos aos clientes dessas empresas.

Ao criar condições específicas para as PME aderirem também ao Dott, os CTT tentam estimular um dos seus ativos para também levar a bom porto parte da sua estratégia de desenvolvimento no mercado B2C. Em 2019, o Dott tinha 663 vendedores presentes, disponibilizando 1,5 milhões de produtos. Ao todo a plataforma tinha registados cerca de 50 mil utilizadores registados.

 

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