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Cuidados a ter nas compras realizadas através das redes sociais

As “lojas” no Facebook e outras redes sociais, na sua maioria, não se encontram registadas como empresas em Portugal, não possuem um endereço físico de contacto, e por vezes não se tratam de vendas de comerciantes para consumidores, mas sim vendas entre particulares, logo torna-se mais difícil a resolução de um possível conflito posteriormente.
8 Janeiro 2020, 16h45

Em 2020 vamos todos procurar ser consumidores mais atentos e informados: comprar através das redes sociais é arriscar “sem rede”!

A DECO tem recebido várias reclamações referentes a compras realizadas através das redes sociais, nomeadamente, Facebook. Os consumidores denunciam sobretudo casos de atraso nas entregas dos produtos comprados e falta de reembolso em caso de desistência da compra.

As “lojas” no Facebook e outras redes sociais, na sua maioria, não se encontram registadas como empresas em Portugal, não possuem um endereço físico de contacto, e por vezes não se tratam de vendas de comerciantes para consumidores, mas sim vendas entre particulares, logo torna-se mais difícil a resolução de um possível conflito posteriormente.

Portanto, se está a ponderar comprar um produto através do Facebook, procure obter o endereço físico da loja, ou uma morada para contacto, que possa usar em caso de conflito.

Quanto às formas de pagamento, caso a loja permita o pagamento à cobrança, por transferência bancária ou por MB, na receção do produto, estas são as mais seguras.

Assegure-se que recebe um comprovativo da encomenda, com todos os elementos essenciais da mesma, descrição do produto, preço, endereço do vendedor, prazo de entrega.

Sendo uma compra à distância tem sempre um prazo de 14 dias, no entanto, esta faculdade só se aplica a negócios entre comerciantes e consumidores, caso tenha adquirido o produto junto de um particular, não existe esta possibilidade.

Lembre-se que ao fazer uma aquisição desta forma, e caso não lhe seja disponibilizada fatura de compra, não poderá mais tarde acionar a garantia do produto, pois não terá forma de comprovar a data de aquisição do mesmo.

Se já realizou uma compra numa loja das redes sociais, e não recebeu o produto dentro do prazo, deverá optar entre cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor pago, ou interpelar a empresa para proceder à entrega num novo prazo.

Tendo em conta que estes negócios são criados muitas vezes apenas na rede social, com uns meros cliques, e sem necessidade qualquer registo junto das entidades nacionais, o encerramento destas lojas, está à distância de um clique, como tal, pode acontecer que o pagamento das encomendas seja efetuado pelos consumidores, e a loja deixe de existir, sem proceder a reembolsos e/ou entregas dos produtos encomendados.

Informe-se connosco!

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

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