[weglot_switcher]

“Curvo-me perante as vítimas. E peço desculpa”. Presidente alemão pede perdão à Polónia

O presidente alemão prometeu que o país nunca esquecerá as atrocidades da guerra e pediu perdão à Polónia pelos crimes cometidos pelos nazis. “Foram os alemães que cometeram um crime contra a humanidade na Polónia”, sublinhou Frank-Walter Steinmeier no 80º aniversário da Segunda Guerra Mundial.
2 Setembro 2019, 18h35

“Curvo-me perante as vítimas do ataque a Wieluń. Curvo-me perante as vítimas polacas da tirania alemã. E peço desculpa”, afirmou o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, este domingo numa cerimónia de homenagem às vítimas do ataque a Wieluń, a pequena cidade polaca que foi a primeira a ser bombardeada na II Guerra Mundial.

“Em nenhuma outra cidade europeia é tão difícil falar no meu idioma nativo alemão”, continuou. “Peço perdão pela culpa histórica da Alemanha e reconheço a nossa responsabilidade duradoura”, lamentou o presidente ao lado do seu homólogo da Polónia, Andrzej Duda.

“Foram os alemães que cometeram um crime contra a humanidade na Polónia”, sublinhou Steinmeier, criticando quem defende que “o reinado do terror dos nacional-socialistas sobre a Europa é um evento marginal na história alemã”. No ano passado, o copresidente do Alternativa para a Alemanha (AfD, partido de extrema-direita) Alexander Gauland referiu-se aos anos do Terceiro Reich como “excrementos de pássaro” num milénio alemão glorioso. “Não vamos esquecer. Queremos lembrar-nos e lembrar-nos-emos”, insistiu Steinmeier.

Steinmeier e a chanceler alemã, Angela Merkel, juntaram-se aos vários chefes de Estado presentes na cerimónia de domingo. Outros eventos foram realizados em Wieluń, que foi fortemente bombardeado pelas forças armadas alemã no primeiro dia da guerra e Westerplatte, onde foram disparados os primeiros tiros quando um navio de  alemão abriu fogo contra uma força armada polaca  nas primeiras horas do dia 1 de setembro.

Andrzej Duda denunciou o “ato de barbárie” e o “crime de guerra” que inauguraram a II Guerra Mundial. O presidente polaco agradeceu a presença do seu homólogo alemão e acrescentou: “Estou convencido de que esta cerimónia ficará na história da amizade polaco-alemã.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.