[weglot_switcher]

Custo de mão de obra faz aumentar o custo de construção de novas habitações

O preço dos materiais e o custo de mão de obra apresentaram variações positivas de 0,4% e 4,9%, face ao período homólogo. 
  • Cristina Bernardo
9 Setembro 2019, 11h38

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,2% em julho, notando um aumento de 0,3 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), esta segunda-feira, 9 de setembro. O preço dos materiais e o custo de mão de obra apresentaram variações positivas de 0,4% e 4,9%, face ao período homólogo.

O custo de mão de obra contribuiu com 2 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do índice de custos de construção de habitação nova (ICCHN) no mês de julho. Por sua vez, a componente dos materiais contribuiu com 0,2 p.p. para a variação total do índice.

A taxa de variação mensal total foi de 0,8% em julho, sendo que os custos dos materiais e da mão de obra registou aumentos de 0,2% e de 1,7%, respetivamente. Na taxa anual, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova manteve-se estável em 2,3%, mas aumentou 0,2 p.p. em relação a 2018.

O preço dos materiais apresentou uma ligeira quebra de 0,1 p.p. em relação a junho de 2019, mas uma descida de 0,4 p.p. em comparação com julho de 2018. A mão de obra mantêm-se estável em 4,3% desde maio de 2019, e apresentou um aumento de 1,0 p.p. em relação ao mesmo mês do ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.