[weglot_switcher]

Custos de construção da habitação nova registam crescimento de 2,4%

Esta subida corresponde a um aumento de 0,4 pontos percentuais (p.p) do que o verificado no mês de agosto. O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 0,9% e de 4,7%, respetivamente face ao período homólogo.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters
8 Novembro 2019, 11h10

Os custos de construção da habitação nova tiveram um crescimento de 2,4%, no mês de setembro, o que correspondeu a um aumento de 0,4 p.p. do que o registado em agosto, de acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira, 8 de novembro.

Variação homóloga

No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 0,9% (0,8% no mês anterior). O custo da mão de obra cresceu 4,7%, mais 0,9 p.p. do que no mês anterior.  O custo da mão de obra contribuiu com 1,9 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN. Já a componente dos materiais contribui com 0,5 p.p. para a variação total do índice.

Variação em cadeia

Já no que diz respeito à taxa de variação mensal do ICCHN, a mesma foi nula em setembro. O custo dos materiais registou uma variação de 0,2% e o custo da mão de obra de -0,3%.O setor da mão de obra contribuiu com -0,1 p.p. para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN, enquanto a componente materiais foi de 0,1 p.p..

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.