Custos de construção das casas aumentaram 2,7% em novembro

Esta subida representa mais 0,6 pontos percentuais face ao verificado nos meses de setembro e outubro. No mesmo período de análise, o custo da mão-de-obra registou igualmente um crescimento.

Cristina Bernardo

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,7%, em novembro de 2018, mais 0,6 pontos percentuais (p.p.) do que em outubro, segundo os dados revelados esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ao nível do preço dos materiais, verificou-se uma variação de 1,3%, face aos 1,4% do mês anterior, enquanto o custo da mão-de-obra notou uma subida de 1,5 p.p., para os 4,7%, de acordo com o organismo de estatística português.

O custo da mão-de-obra foi também o que deu um maior contributo na formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) em novembro (1,9 p.p.), tendo o custo dos materiais dado um contributo menor (0,8 p.p.).

Ao nível da variação em cadeia a taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,8% em novembro. O custo dos materiais teve um aumento de 2,1% e a mão-de-obra uma diminuição de 0,1%, do qual resultaram contributos de 0,8 p.p. e nulo, respetivamente, para a variação mensal deste índice, refere ainda o relatório do INE sobre o ICCHN.

Relacionadas

PremiumConheça as novidades que vão pesar na conta, da habitação ao IRS

Todos os anos há atualizações em quase tudo o que faz parte do consumo corrente. O novo ano de 2019 não vai ser diferente neste aspeto, mas também há boas notícias nos impostos e na conta da luz.
Recomendadas

easyJet estabelece acordo de ‘code share’ com Cathay Pacific

Com o acordo hoje, dia 21 de janeiro, anunciado, a partir das próximas semanas, os clientes da easyJet poderão voar para Hong Kong a partir do aeroporto de Gatwick (Londres).

Governo já sabia de irregularidades na CGD? Se sim, “é grave”, aponta Rui Rio

“Eu não quero acreditar que, no quadro de todos aqueles valores que ali estão, possa ter sido tudo concedido, todo aquele crédito possa ter sido concedido de uma forma clara e limpa, que não mereça uma investigação”, disse Rui Rio aos jornalistas, na sede nacional do partido, em Lisboa.

Custa 336 euros e garante alimentação para um mês. Esta é a ‘Brexit box’

Concebido e comercializado pela empresa Emergency Food Storage, o pacote inclui 60 receitas que podem ser consumidas nos próximos 25 anos
Comentários