[weglot_switcher]

Custos de construção em Lisboa superam os de Madrid

Lisboa e Porto mantiveram a tendência crescente, já verificada nos anos anteriores à pandemia, com os custos de construção em Lisboa a superar mesmo em 8% os verificados em Madrid, diz o estudo da Arcadis.
14 Maio 2021, 09h32

A Arcadis publicou o seu Índice Internacional de Custos de Construção para este ano. Lisboa e Porto encontram-se respetivamente na 71ª e 77ª posições.

Segundo o Índice Internacional de Custos de Construção 2021 (ICC) Genebra, Londres e Copenhaga são as cidades mais caras do ranking dos custos de construção. Sendo que as cidades mais baratas encontram-se na Ásia.

Na maioria dos países, incluindo Portugal, a construção tem sido fundamental para manter a continuidade da atividade económica. Apesar da forte contração económica verificada no país em 2020 devido à pandemia e de uma inflação negativa (-0,1% segundo o IHPC), os custos da construção aumentaram em 1,7% em Lisboa e Porto.

As duas cidades mantiveram assim a tendência crescente, já verificada nos anos anteriores à pandemia, com os custos de construção em Lisboa a superar mesmo em 8% os verificados em Madrid.

O Governo português, à semelhança de outros, prepara-se para lançar um conjunto de iniciativas de impulso à economia. A principal será a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência, enquadrado pela Comissão Europeia. Este plano beneficiará de um envelope financeiro total de 16,6 milhões de euros, com uma componente muito importante dedicada a projetos de construção.

Neste cenário, prevê-se que a tendência de crescimento dos custos se mantenha, com impactos nos mercados de construção públicos e privados e podendo contribuir nomeadamente para a atual pressão nos preços do imobiliário, diz o estudo da Arcadis.

A comparação de custos foi desenvolvida abrangendo vinte tipos de edifícios, com base no estudo dos custos de construção, na revisão das condições de mercado e no parecer técnico da equipa global de peritos da Arcadis. Os cálculos estão indexados à gama de preços de cada tipo de edifício em relação a Amesterdão.

“Para além de fornecer um índice comparativo dos custos globais de construção, este relatório analisa também o estado atual do mercado de construção a nível global, bem como as mudanças e iniciativas mais significativas dos diversos países face à pandemia covid-19”.

No relatório, a Arcadis destaca a oportunidade de criar valor de longo prazo a partir de investimentos adequados e com foco na sustentabilidade, o que justifica o título “Investindo para uma Recuperação Sustentável”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.