[weglot_switcher]

Da chaimite de Salgueiro Maia à animação infantil: vai ser assim o 25 de abril em São Bento

Gigantones, cabeçudos, bombos, fado, artesanato, gastronomia e uma mostra de produtos nacionais estarão ao dispor dos visitantes à residência oficial do Primeiro-ministro, que terá hoje as suas portas abertas ao público entre as 14h30 e as 19 horas. Mas a estrela será a ‘Bula’, a chaimite que transportou Salgueiro Maia e Marcelo Caetano.
  • Cristina Bernardo
25 Abril 2018, 09h15

É diversificado o programa de comemorações do 44º aniversário do 25 de abril no Palacete de São Bento, residência oficial  do primeiro-ministro português, que se celebra na quarta-feira.

Com a abertura de portas previstas para as 14h30m, vai ver animação de rua logo a seguir às 14 horas, com gigantones, cabeçudos e bombos de Viana do Castelo.

Na vertente musical, vai haver, às 15 horas, um concerto da ‘Big Band de Alunos’ do Hot Club de Portugal, que está a comemorar o seu 70º aniversário, pelas 17 horas um concerto de tributo a Zeca Afonso, protagonizado por Ricardo Ribeiro e Filipe Raposo.

Às 18h30m, haverá o concerto de encerramento, com a fadista Aldina Duarte.

A pensar nos mais pequenos, haverá animação infantil (Tita Fadita, pelas 15 horas) e o teatro infantil Dom Roberto (S. A. Marionetas, pelas 15h30m e pelas 17h30m).

Haverá ainda a realização de um espectáculo do projeto En-Xada (Erva Daninha/Binaural), pelas 16 horas.

Ao longo do dia dentro do palacete e dos jardins de São Bento, estará disponível uma mostra e venda de produtos regionais do interior, as oficinas representativas do Património Cultural Imaterial (a produção de figurado em barro de Estremoz, o processo de manufatura da olaria preta de Bisalhães e manufatura de chocalhos).

Outro ponto de interesse será o ‘workshop’ ‘Cravos de papel’, da responsabilidade da Avó veio trabalhar – Fermenta Associação).

No âmbito da participação cívica, o s visitantes poderão contribuir com propostas para a edição de 2018 do Orçamento Participativo Portugal.

No entanto, o grande destaque deste para as comemorações do 25 de abril vai para a ‘Bula’, a chaimite (veículo militar) que foi comandada no 25 de abril de 1974 pelo Capitão Salgueiro Maia durante as operações militares da Revolução dos Cravos.

Esta chaimite, que transportou a coluna militar de Salgueiro Maia de Santarém para Lisboa, mas também o ox-presidente do Conselho, Marcelo Caetano, quando saiu do Quartel do Carmo após a sua rendição, tem este ano um lugar de destaque nas comemorações do 25 de abril na Residência Oficial do Primeiro-ministro

A chaimite ‘Bula’ vai estar estacionada nos jardins de São Bento ao lado de um conjunto de fotografias que atestam alguns dos momentos mais marcantes daquele dia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.