[weglot_switcher]

Da política a Hollywood. Quem são as personalidades infetadas com o vírus?

Do futebol, à política, passando por Hollywood, escrita e música. Dos 180 mil infetados no mundo, quem são as personalidades reconhecidas por todos que testaram positivo contra o coronavírus?
18 Março 2020, 07h17

Desde o início da pandemia que várias personalidades reconhecidas em todo o mundo têm sido afetadas pelo Covid-19, sendo estas atores/atrizes, desportistas e políticos.

Numa longa lista, e com tendência a aumentar, várias celebridades mundiais já testaram positivo para o novo coronavírus e não o estão a esconder, demonstrando ao cidadão comum que também são vulneráveis à pandemia.

Que personalidades estão infetadas com o Covid-19?

Políticos e família

Apesar de ser um país publicamente fechado para o resto do mundo, o Irão foi o que mais políticos assolou, causando mortes entre esta classe. O vice-presidente do governo, Masoumeh Ebtekar, foi um dos primeiros a ser infetado pelo coronavírus, à semelhança de Iraj Harirchi, vice-ministro da Saúde, que se mostrou a suar na televisão.

Também Mojtaba Zolnour, deputado de Qom e presidente do Comité parlamentar da Segurança Nacional, está infetado com o Covid-19, bem como Mahmoud Sadeghi, deputado do Teerão, Morteza Rahmonzadeh, presidente de uma autarquia no Teerão, e Mohamad Reza Ghadir, responsável de gestão de crises.

Este vírus tirou a vida a quatro políticos reconhecidos. Fatemah Rahbar foi a primeira mulher a entrar na política, tendo-se tornando deputada, e agora é uma das vítimas mortais deste vírus. Também Hossein Sheikholeslam, consultor do ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Mirmohammdi, membro do Conselho de Expediência, e Sayyed Hadi Khoroshahi, ex-embaixador do Irão no Vaticano, perderam a vida contra o novo coronavírus.

Em Espanha, Javier Ortega Smith, secretário-geral do Vox, foi o primeiro caso de um político conhecido no país. Antes de saber que estava infetado, Ortega Smith esteve presente num comício do Vox com mais de nove mil pessoas e ainda marcou presença no parlamento espanhol. Também Santiago Abascal, Carlos Zambrano e Macarena Olona, ambos do Vox, testaram positivo para o Covid-19.

A ex-ministra e atual vice-presidente do Parlamento, Ana Pastor, também teve um teste positivo do novo coronavírus, à semelhança da ministra da Política do Território e Função Pública, Carolina Darias. Irene Montero, ministra para a Igualdade e mulher do vice-presidente do governo espanhol, também testou positivo no teste do Covid-19, colocando o marido Pablo Iglesias em quarentena imediata.

Ainda em Espanha, Begoña Gómez, mulher de Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, testou positivo para Covid-19, sendo que o marido não se encontra em quarentena. Na Catalunha, Quim Torra e Pere Aragonès, presidente e vice-presidente, respetivamente, também testaram positivo para o novo coronavírus, não se sabendo onde ocorreu o contágio.

O primeiro caso e, até à data, único caso político conhecido no Reino Unido é o de Nadine Dorries, ministra da Saúde, que esteve em contacto com Boris Johnson poucos dias antes de saber os resultados dos testes. No Brasil, Fabio Wajngarten, secretário especial da Comunicação Social da Presidência da República, testou positivo para o novo coronavírus depois de ter estado em contacto com o presidente Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Em França, o ministro da Cultura, Franck Riester, também se encontra infetado com coronavírus, à semelhança de Jean-Luc Reitzer, atualmente nos cuidados intensivos, e outros quatro membros parlamentares da Assembleia Nacional, que não querem a sua identidade divulgada.

Em Itália, o país europeu mais afetado, apenas um político revelou testes positivos: Nicola Zingaretti, líder do partido democrático. No Canadá, Sophie Grégoire Trudeau, mulher do primeiro-ministro Justin Trudeau, testou positivo para Covid-19 e deixou o marido em quarentena obrigatória.

Também na Austrália, Peter Dutton, ministro do Interior, testou positivo para o novo coronavírus. O ministro australiano esteve anteriormente reunido com o advogado William Barr e Ivanka Trump, filha do presidente norte-americano.

Francis Suarez, presidente da Câmara de Miami, nos EUA, está infetado com o novo coronavírus, estando atualmente isolado em casa. Ritchie Torres, vereador do Bronx, apesar de não ser um político de grande peso, também foi infetado pelo Covid-19.

Friedrich Merz, político alemão, também foi infetado com o novo coronavírus. Michal Wos, ministro do Meio Ambiente da Polónia, também se sujeitou ao teste, que acusou positivo.

Atores e atrizes

O casal querido de Hollywood, Tom Hanks e Rita Wilson, foram as primeiras celebridades a assumirem a infeção por coronavírus. Também Idris Elba, apontado por muitos como o próximo James Bond, assumiu estar infetado pelo novo vírus.

Olga Kurylenko, atriz de James Bond ‘Quantum of Solace’, testou positivo para esta infeção. Rachel Matthews, atriz que deu voz a uma personagem no segundo filme de Frozen, acusou positivo nas análises.

Conhecido como Tormund Giantsbane na série ‘Guerra dos Tronos, Kristofer Hivju, testou positivo para o novo Covid-19.

Sociedade, Música e Escrita

Janet Broderick pode não ser conhecida pelo público, mas é irmã do ator Matthew Broderick de ‘O Rei dos Gazeteiros’, e também testou positivo no teste para o novo coronavírus. Nga Nguyen, ‘paciente zero’ da moda, é uma socialite vietnamita e testou positivo para o Covid-19.

Lucian Grainge, diretor-executivo do grupo Universal Music, testou positivo após realizar o teste, encontrando-se atualmente em isolamento. O escritor chileno Luis Sepúlveda testou positivo em Espanha, mas o também jornalista ainda passou por Portugal, deixando todos em alerta.

O jornalista televisivo australiano Richard Wilkins também testou positivo para este teste de Covid-19.

O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, que projetou o Centro Cultural de Belém e o teatro da Ópera Arcimboldi de Milão, contraiu o vírus e morreu aos 92 anos de idade, tornando-se a primeira personalidade conhecida a sucumbir perante o coronavírus.

Desporto

Os primeiros a testar positivo para o novo coronavírus foram os jogadores de basquetebol pertencentes à liga profissional de NBA. Rudy Gobert, jogador dos Utah Jazz, foi o primeiro do mundo do desporto a realizar o exame, tendo este sido positivo. Segui-lhe o colega de equipa, Donovan Mitchell, que também estou positivo.

Outro jogador da NBA que testou positivo foi Christian Wook, dos Detroit Piston. Quatro membros dos Brooklyn Nets testaram positivo para o Covid-19 e, apesar da equipa não anunciar nomes, Kevin Durant admitiu publicamente ser um destes jogadores.

O treinador da equipa feminina dos Cleveland State, Chris Kielsmeier, também testou positivo. No entanto, não só o basquetebol norte-americano foi afetado. Também o avançado Trey Thompkins, do Real Madrid, foi confirmado como infetado.

No futebol, já existem mais casos confirmados. O vice-presidente do Flamengo, Maurício Mattos, testou positivo para o coronavírus, bem como o treinador do clube, o português Jorge Jesus.

Daniele Rugani, jogador da Juventus, foi dos primeiros futebolistas a assumir a infeção por Covid-19, sendo que a Rugani já se soma Blaise Matuidi, colega de equipa da Juventus. Ainda em Itália, no Fiorentina, Dušan Vlahović, Germán Pezzella e Patrick Cutrone testaram positivo.

No UC Sampdoria, Albin Ekdal, Antonino La Gumina, Fabio Depaoli, Manolo Gabbiadini, Morten Thorsby e Omar Colley, testaram positivo. O jogador Callum Hudson-Odoi, dos ingleses do Chelsea, também testou positivo para o novo coronavírus.

O jogador Hyun-Jun Suk, dos Espérance Sportive Troyes Aube Champagne, testou positivo, à semelhança do defesa Timo Hübers, do Hannover, e o defesa Luca Kilian, do Sport-Club Paderborn 07. O presidente da Associação Suíça de Futebol, Dominique Blanc, testou positivo, bem como o dono dos clubes de futebol Olympiakos e Nottingham Forest, Evangelos Marinakis.

No Valência, além de três jogadores anónimos, também o ex-benfiquista Ezequiel Garay e o ex-portista Eliaquim Mangala testaram positivo após análises dentro do clube.

Também Koro Tashima, da Associação de Futebol do Japão e do Comité Olímpico, testou positivo. O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, é um dos infetados que consta na lista da Organização Mundial da Saúde. O ciclista profissional Fernando Caviria também está infetado, bem como o ciclista russo Dmitry Strakhov.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.