"A redução projectada na dívida pública depende de três hipóteses fundamentais: primeiro, a manutenção de saldos primários significativamente positivos; segundo, a continuação de crescimento económico e, terceiro, a estabilidade (mais precisamente uma ligeira redução) na taxa de juro média efectiva da dívida pública", realça o ex-ministro.

A proposta relativa ao mecanismo de proteção civil da União Europeia (UE) prevê a criação de uma reserva de ativos de proteção civil, a nível europeu, para reforçar a capacidade de resposta da UE a catástrofes naturais e as medidas de prevenção e preparação.

“O governo alemão rejeita [as taxas]. Acreditamos que são ilegais”, referiu a líder alemã, num comunicado, acrescentando que a decisão de instaurar tal medida implica “um risco de uma espiral que poderá conduzir a uma escalada que, no final, será prejudicial para todos”.

Em comunicado, Jaime Marta Soares revela que a referida comissão é composta pelos sócios Henrique Costa Monteiro, jornalista, João Duque, professor catedrático em Finanças, António Paulo Santos, advogado, Luís Pinto de Sousa, professor e investigador do Instituto de Ciências Sociais, e Rita Garcia Pereira, advogada.

O Presidente de Itália encarregou novamente o jurista Giuseppe Conte, nome acordado pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S, populista) e pela Liga (extrema-direita) para ser o futuro primeiro-ministro italiano, para formar Governo, anunciou hoje à noite a presidência.

Para o chefe de Estado, “quando alguém é aliado de alguém deve pensar duas vezes quando toma medidas unilaterais que atingem o aliado”, porque, “mesmo quando se é muito forte, há de aparecer um dia na vida em que se precisa desse aliado”.

O juiz de instrução criminal do Tribunal de Torres Vedras decidiu hoje aplicar a prisão preventiva a seis dos oito elementos de uma rede de tráfico de droga desmantelada pela GNR em Torres Vedras e Mafra, distrito de Lisboa.

O índice Dow Jones deslizou 1,02%, para 24.415,84 pontos, no fecho da sessão desta quinta-feira.

O líder norte-coreano aplaudiu também o responsável pela diplomacia russa, Sergey Lavrov, que o convidou para visitar o Kremlin. Kim também se interessou pela saúde do presidente da Rússia. Está “magnífica”, respondeu Sergey Lavrov.

A 30 de abril, o governo de Trump anunciou que tinha selado acordo com Argentina, Austrália e Brasil, e as isenções foram estendidas para esses países. Hoje, o documento da Casa Branca só menciona Argentina e Austrália entre os países que serão isentos das taxas sobre o alumínio, portanto, o Brasil passa a estar entre os países que terão que pagar tarifas de 10% para exportar o produto aos Estados Unidos.