[weglot_switcher]

David-Maria Sassoli é o novo presidente do Parlamento Europeu

O italiano foi eleito à segunda volta.
  • DR AP
3 Julho 2019, 12h07

Sem surpresas, o socialista italiano David-Maria Sassoli foi eleito presidente do Parlamento Europeu, à segunda volta. O político de 63 anos sucede ao conservador Antonio Tajani e estará na liderança desta instituição europeia durante os próximos dois anos e meio (cerca de metade do mandato), depois de arrecadar 345 votos a favor nesta última ronda.

David-Maria Sassoli é da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas e foi um dos nomes apresentados pelo Conselho Europeu, depois de uma maratona de três dias. O novo número um do Parlamento Europeu necessitou de duas voltas para conseguir a maioria absoluta necessária e sobressair (mais) perante os outros candidatos, entre os quais a alemã Ska Keller (119 votos), o espanhol Sira Abed Rego e o checo Jan Zahradil (160 votos). Na primeira ronda, de entre os 442 eurodeputados, David Sassoli conquistou o apoio de 325.

“A Europa só será forte com um Parlamento que tenha um papel mais importante”, disse David-Maria Sassoli antes da votação em plenário.

Entre as suas novas funções como presidente está a representação do Parlamento Europeu no exterior e nas suas relações com os restantes organismos da União Europeia (UE), bem como orientar o trabalho do Parlamento e dos seus órgãos constitutivos e os debates realizados em sessão plenária, zelando pelo respeito do regimento da insituição.

Ontem foi a vez de os 28 representantes dos Estados-membros definirem em conjunto os nomes dos quatro líderes que tomarão as rédeas do Conselho Europeu (belga Charles Michel), Banco Central Europeu (francesa Christine Lagarde), Comissão Europeia (alemã Ursula von der Leyen) e Josep Borrell, enquanto Alto Representante para a Política externa e de Segurança da UE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.