[weglot_switcher]

Davos: quem são os portugueses entre os mais poderosos do mundo?

Mais de 340 chefes de Estados e governos, 1.900 líderes do setor privado e 130 jovens empreendedores vão reunir-se na próxima semana para o Encontro Anual do Fórum Económico Mundial. Veja quem são os portugueses no evento.
21 Janeiro 2018, 11h00

Entre 23 e 26 de janeiro, líderes globais de Estados, governos, organizações, empresas e outros membros da sociedade civil reúnem-se na Suíça para o 48º Encontro Anual do Fórum Económico Mundial. Entre os mais poderosos do mundo, há vários portugueses.

António Costa é um dos 40 líderes políticos que vai participar em Davos, onde já tem um encontro marcado com o presidente de Angola João Lourenço. Na quinta-feira, o primeiro-ministro português vai participar num painel sobre o futuro da Europa, ao lado do primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, e a comissária europeia do comércio, Cecilia Malmström, com moderação do diretor-geral da Deutsche Welle, Peter Limbourg.

Além do líder do governo, há mais dois ministros portugueses na lista de participantes. O responsável pela pasta da economia, Manuel Caldeira Cabral, vai entrar num debate sobre emprego qualificado, na terça-feira, promovido pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, fecha o leque de representantes do governo de Portugal.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai discursar no evento, enquanto Carlos Moedas, irá como um dos representantes da Comissão Europeia. O comissário europeu para a inovação para participar em três painéis sobre a internet das coisas, investimento europeu em inovação e empreendedorismo tecnológico e ainda investigação científica.

Entre as empresas nacionais, a única que já confirmou presença no evento foi a sociedade de advogados CMS Rui Pena & Arnaut, que será representada pelo managing partner, José Luis Arnaut, e que vai organizar um evento paralelo sobre o tema “Valores sob pressão: o papel da Ética nos Negócios”.

A Jerónimo Martins e a Sonae costumam ser presenças assíduas e este não deverá ser exceção. Outra presença nacional quase certa, mas ainda não confirmada, é de representantes dos Global Shapers Lisbon. Com origem em Davos e ligadas ao Fórum Económico Mundial, os Global Shapers são comunidades espalhadas por todo o mundo de jovens empreendedores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.