[weglot_switcher]

DBRS atribui nível de rating estável à Madeira

A longo prazo a agência de rating alertou para os elevados níveis da dívida direta e indireta da Madeira apesar de ressalvar que a expetativa é de melhoria.
15 Junho 2018, 21h30

A Madeira teve um nível de rating estável, anunciou a agência de notação financeira DBRS durante esta sexta-feira. A longo prazo a DBRS atribui a nota “BB” devido aos elevados níveis da dívida direta e indireta, apesar da haver expectativa de melhoria neste parâmetro.

A DBRS diz que a performance financeira da Madeira está a estabilizar e salienta ainda a queda que está a existir a nível das métricas de dívida suportados por melhorias em termos dos indicadores económicos.

De acordo com a agência, esta estabilização está também apoiada na supervisão e no suporte concedido pela República ao Governo Regional e ainda destaca o maior controlo que a Região tem tido a nível da sua dívida indireta e comercial.

A longo prazo, alerta a DBRS, o rating atribuído é de “BB” devido aos “elevados níveis da dívida direta e indireta”. Ainda assim, a agência ressalva a sua expectativa de melhorias a nível das métricas de dívida da região a médio prazo (embora a um nível lento).

Outro dos reparos deixados pela DBRS prendem-se com a exposição que apresenta a Madeira devido à sua posição geográfica e às empresas regionais – um dos desafios a enfrentar em termos do perfil de crédito.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.