[weglot_switcher]

DBRS coloca rating da Madeira em nível especulativo. Turismo e governo central serão fulcrais para recuperação económica

A DBRS colocou o rating da Madeira em BB, que reflete nível especulativo na escala da agência de notação. A agência considera que é esperado que exista um aumento da dívida em 2020 e possivelmente em 2021, “refletindo o choque económico e fiscal”, causado pela pandemia.
28 Setembro 2020, 11h21

A agência de notação financeira DBRS colocou o rating da Madeira em BB, que é considerado nível especulativo, com capacidade para pagamento das obrigações financeira incerto e vulnerável a futuros eventos. No entanto ficaram alguns alertas. Um deles está relacionado com o impacto da pandemia do coronavírus covid-19, na economia regional, e no turismo. A agência diz que a incerteza relativamente à “recuperação completa” do setor é um dos desafios para a credibilidade da região, sublinhando também que o apoio do Governo central é chave para a recuperação económica.

A DBRS considera também que a ajuda por parte do Governo central deve ajudar a região a “navegar” este período de desafios causados pela pandemia. “Este suporte é chave para a recuperação económica da região em 2021 e 2022 mas também para evitar uma fragilização estrutural do perfil de crédito da região”, alerta.

Relativamente à dívida da Madeira, a agência de notação diz que é esperado que exista um aumento da dívida e 2020 e possivelmente em 2021, “refletindo o choque económico e fiscal”, causado pela pandemia. A DBRS sublinha que deve existir uma queda na dívida da Madeira a médio prazo, quando se verificar um recuperação total da economia.

“Contudo, os níveis de dívida diretos e indiretos continuam a pesar no rating da Madeira. A alta exposição do Governo Regional a empresas regionais (apesar de ter decrescido nos anos recentes) e a concentração económico no setor terciário, particularmente o turismo, continuam a ser desafios chave para o perfil de crédito da região.

Na avaliação da DBRS o rating da Madeira tem sido sustentado pela estabilização da performance financeira ao longo dos últimos anos, antes do início da crise, pelo suporte do Governo central, e um melhor controlo da região em termos da sua dívida indireta e das suas fragilidades comercial, através de uma gradual re-centralização dessas fragilidades na sua folha de balanço.

A DBRS considera que o rating da Madeira pode sofrer um upgrade se existir melhoria nos seguinte fatores ou numa combinação de vários fatores como: uma redução substancial da sua dúvida, se o rating da República for melhorado, se os indicadores económicos da região recuperaram a uma velocidade superior do que estava previsto e se existir um aumento da sua resiliência, e se existir indicadores de uma melhoria nas relações entre a região e o governo central.

Contudo pode existir um downgrade do rating se se verificar algum destes fatores ou uma combinação deles: se o rating da República for reduzido, se a região falar na estabilização da sua performance financeira e nas métricas da dívida no médio prazo, se existir uma fraqueza em termos no suporte financeiro e na supervisão da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.