[weglot_switcher]

DBRS mantém ‘rating’ da Madeira em “lixo”

À segunda avaliação da região autónoma, a agência de notação financeira canadiana anunciou que o ‘rating’ se mantém em “BB”.
19 Outubro 2018, 23h57

À segunda avaliação, as obrigações da Madeira ainda não saíram de “lixo” financeiro. A DBRS anunciou esta sexta-feira que manteve o rating da região autónoma portuguesa em “BB” e a tendência estável. Segundo a agência de notação financeira canadiana, a ilha ainda tem níveis “muito altos” de dívida direta e indireta – ainda que a DBRS considere que comecem a baixar a médio prazo (mesmo que a um ritmo lento).

“A localização geográfica da região enquanto arquipélago no Oceano Atlântico e a exposição ainda grande do governo a empresas regionais também continuam a ser os principais desafios para o perfil geral de crédito da Madeira”, refere a agência que, recentemente, manteve o rating soberano de Portugal inalterado com tendência estável.

A classificação da Madeira com tendência também estável deve-se sobretudo ao “desempenho financeiro estabilizador nos últimos anos e a uma melhoria lenta dos indicadores de dívida”. Entre os motivos para a decisão da DBRS está ainda “a supervisão financeira e o apoio ao governo regional”, bem como “o controlo reforçado da Madeira sobre a sua dívida indireta e sobre os passivos comerciais”, segundo o relatório publicado esta noite.

A DBRS começou a avaliar a dívida da região autónoma da Madeira no passado mês de junho. Na altura, a agência atribuiu a nota “BB” devido aos elevados níveis da dívida direta e indireta, mas referiu que a performance financeira da Madeira estava a estabilizar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.