[weglot_switcher]

DBRS sobe rating da Madeira e altera perspetiva para estável

A agência de notação diz que esta melhoria se deve à evolução no rating do Governo da República, bem como pela “performance financeira estável” e a descida da dívida da região autónoma.
14 Outubro 2019, 08h37

A DBRS subiu o rating de longo prazo da Madeira para BB, e alterou a perspetiva para um nível estável.

A agência de notação explica que esta melhoria do rating da Madeira se deve à melhoria também verificada no rating da República de Portugal que passou de BBB para BBB (alto).

Apesar da melhoria do rating, a DBRS alerta que este ‘upgrade” é sustentado “performance financeira estável” e a descida lenta na dívida têm sido suportada por condições económicas favoráveis, pelo suporte da República de Portugal, e pela controlo que a região tem tido sobre a sua dívida indireta bem como as suas responsabilidades comerciais.

Contudo a DBRS diz que pode existir pressão ascendente do rating da Madeira se existir uma combinação de fatores como: a redução da dívida a Madeira; e se existir um reforço da relação entre o Governo da Madeira e o da República.

Mas pode existir uma pressão descendente no rating da Madeira, se existir alteração no rating da República; se a Madeira falhar na estabilização da sua performance financeira e os níveis de dívida a médio prazo; se existir um enfraquecimento no suporte concedido pelo governo central; e se existir uma inversão na redução da dívida indireta, alerta a DBRS.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/rating-de-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”53″ slug=”rating-de-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/rating-de-portugal/thumbnail?version=1570541749001&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.