[weglot_switcher]

DBRS sobe rating do Bankinter e atribui perspetiva “estável”

A agência de notação financeira aumentou a classificação do banco espanhol de BBB para A. “Contínua tendência positiva” no desempenho financeiro do Bankinter justifica ‘upgrade’ dos canadianos.
10 Julho 2017, 14h44

A DBRS deu mais pontos ao Bankinter e considerou-o “estável”. A agência de notação financeira subiu a avaliação do banco espanhol de BBB (high) para A (low), de acordo com um comunicado divulgado online. O aumento na classificação destina-se tanto ao rating emissor (issuer rating) como ao de longo-prazo para dívida sénior não garantida e de depósitos.

Os canadianos destacam a “contínua tendência positiva” observada no desempenho financeiro do Bankinter e consideram que a entidade bancária de Espanha está bem posicionada “para aproveitar as oportunidades oferecidas pela melhoria do ambiente económico”, de forma a “fortalecer” a sua posição no país vizinho, “mantendo o seu sólido desempenho financeiro e boa qualidade de ativos entre os bancos espanhóis”.

Para a DBRS, o Bankinter encontra-se bem colocado para responder aos futuros requisitos regulamentares e, face aos consequentes resultados positivos, tem uma boa capacidade de gerar capital.

A Standard & Poor’s também atribuiu “perspetiva positiva” ao banco e subi-lhe a notação de crédito de longo prazo de BBB- para BBB, bem como a notação de curto prazo de A-3 para A-2, no passado mês de fevereiro.

Na sexta-feira, o Jornal Económico noticiou que o presidente executivo do Bankinter em Portugal, Carlos Brandão, deixou há cerca de um mês a liderança do banco. O antigo responsável abandonou a presidência da filial portuguesa por opção própria e vai dedicar-se a outras iniciativas profissionais. Questionado sobre o anúncio da saída, Carlos Brandão confirmou ao semanário que irá “abraçar novos projetos profissionais”, mas não adiantou pormenores sobre os próximos planos de carreira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.