De 10 meses para 60 dias. Atribuição de pensões automáticas vai ser mais rápida

Atrasos na atribuição de pensões de até 10 meses vão acabar. Governo garante que pensões automáticas serão atribuídas em 60 dias com o novo Simplex2019.

A atribuição de pensões, que têm registado demoras de até 10 meses, vai agora ser reduzida para um prazo máximo de 60 dias através da Segurança Social Direta, de acordo com as novas medidas do Simples 2019.

O Simplex 2019 vem agora garantir a atribuição automática de pensões, facilitando a comunicação dos valores de reforma para quem tenha a carreira contributiva em Portugal na função pública.

Esta é uma das 119 medidas que serão executadas pelo próximo governo e que pretende “garantir a comunicação do valor da pensão por velhice no prazo máximo de 60 dias aos beneficiários que apenas tenham trabalhado em Portugal e a requeiram online através da Segurança Social Direta”.

Assim, cada cidadão com direito a esta compensação receberá, à semelhança do que sucede com a atribuição de pensões provisórias, as suas pensões mais rapidamente.

Segundo explica a apresentação da medida do Simplex 2019, isto trata-se de “deferir automaticamente as pensões, desde que estejam preenchidos os pressupostos da sua concessão, com base na informação que resulte do respetivo simulador, sem prejuízo de eventuais acertos a ocorrer em momento posterior, após análise individualizada”.

O Simplex 2019 foi apresentado esta sexta feira que pretendem simplificar o acesso dos cidadãos portugueses, e não só, aos serviços públicos.

Ler mais
Relacionadas

Alerta de consultas no público e renovação automática da identificação nas medidas do Simplex+. Veja aqui a lista completa

O Governo apresentou um total de 119 medidas para o Simplex+ 2019, que pretende simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

Renovação automática do cartão de cidadão e carta de condução são novas medidas do Simplex+

Estas medidas incluem “a renovação do cartão de cidadão, que significa que quando o seu cartão caducar recebe os códigos, faz o pagamento e só vai aos serviços uma vez”, para levantar o cartão e fazer a autenticação do mesmo
Recomendadas

Taxas Euribor renovam mínimos de sempre a três e seis meses e sobem a 12 meses

A taxa Euribor a seis meses desceu hoje para -0,350%, novo mínimo de sempre e menos 0,007 pontos que na sessão anterior.

É trabalhador independente? Conheça as novas regras da Segurança Social

Estes colaboradores têm até ao final deste mês de julho para entregar à Segurança Social a declaração de rendimentos correspondente aos últimos três meses (abril, maio e junho).

Afinal, posso ser multado se conduzir de chinelos?

Sendo Portugal um país conhecido pelas suas praias e pelo clima quente, com a chegada do verão a mesma pergunta volta a ser colocada: é ou não permitido conduzir de chinelos de acordo com a lei?
Comentários