De Carlos Queiroz à análise de dados, como pode a ciência ajudar o futebol? Assista ao ‘Jogo Económico’

João Medeiros, diretor de reportagens da revista Wired e autor do livro “Virar o Jogo”, vem esta sexta-feira ao ‘Jogo Económico’ para debater com os comentadores Luís Miguel Henrique e João Marcelino como a ciência tem vindo a ajudar o desporto ao longo dos anos.

Nos últimos anos, a ciência assumiu um papel fundamental no desporto tal como o conhecemos. A análise de dados, que controla todos os aspetos do treino no futebol, por exemplo, conferiu capacidades aos clubes no sentido de analisar os pontos fracos de cada um dos jogadores e permitir com que essas debilidades fossem diluídas de forma que o atleta possa colocar-se ao serviço do ‘coletivo’.

No entanto, e como em tudo, pode existir um lado mais nebuloso desta preponderância da ciência no desporto. Qual o lugar reservado à genialidade e ao improviso num futebol cada vez mais estudado e onde é cada vez mais difícil surpreender os adversários?

João Medeiros, diretor de reportagens da revista Wired e autor do livro “Virar o Jogo”, vem esta sexta-feira ao ‘Jogo Económico’ para debater com os comentadores Luís Miguel Henrique e João Marcelino como a ciência tem vindo a ajudar o desporto ao longo dos anos e como pode contribuir para melhorar a capacidade dos jogadores de futebol.

Recomendadas

Há um português entre os futebolistas que mais valorizaram esta época. E não é João Félix

Rafael Leão, que rescindiu unilateralmente o contrato com o clube de Alvalade em junho de 2018 na sequência dos ataques a Alcochete, e representa agora o AC Milan, vale agora 29 milhões de euros, mais 15 milhões de euros do que o montante pelo qual estava avaliado no início desta época.

Escândalo do doping: Rússia vai poder competir no Euro 2020, mas está banida do Mundial de 2022

A Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos e mundiais de futebol nos próximos quatro anos, mas vai poder participar no Euro 2020. Os atletas que puderem provar que não estão incluídos no escândalo de doping podem competir com bandeira neutra.

Fundo de investimento negoceia financiamento de novas competições com FIFA e Real Madrid

Um dos tópicos em cima da mesa de negociações é a possibilidade de a CVC Capital Partners vir a comprar os direitos comerciais do Campeonato do Mundo de Clubes.
Comentários