[weglot_switcher]

De Guindos eleito novo vice-presidente do BCE

O atual ministro da Economia de Espanha será o substituto do português Vítor Constâncio como número dois do Banco Central Europeu.
19 Fevereiro 2018, 16h30

O ministro da Economia de Espanha, Luis de Guindos, foi eleito esta segunda-feira vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), segundo noticia o jornal espanhol El Economista. O espanhol foi escolhido pelos ministros das Finanças da zona euro, na reunião do Eugrupo, sendo que a decisão já era esperada depois da desistência do único outro candidato.

O espanhol irá substituir o português Vítor Constâncio, após oito anos de mandato como número dois do banco central. “O BCE tem uma importância muito grande para a Europa, é responsável pela estabilidade financeira, ou seja, influencia a vida de todos os cidadãos europeus, e portanto é um momento muito importante para a Europa”, afirmou o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, à entrada do encontro.

A Irlanda tinha sido o primeiro país a anunciar um candidato, o governador do banco central irlandês, Philip Lane. No entanto, o país resolveu retirar esta candidatura imediatamente antes da reunião do Eurogrupo. De qualquer forma, o atual ministro da Economia de Espanha já era visto como favorito e era o candidato apoiado por Portugal.

Nos próximos dois anos, a liderança de uma das mais importantes instituições da zona euro vai estar em destaque com a mudança de seis elementos do conselho executivo, incluindo o presidente. A decisão sobre o próximo vice-presidente é especialmente importante porque vai influenciar a sucessão de Mario Draghi, em 2019.

[Em atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.