[weglot_switcher]

De uma boa fechadura ao cartão de crédito. Siga estes dez conselhos e vá de férias em segurança

De modo a poder vivenciar umas férias em segurança e descontraídas, a seguradora Zurich, através da sua delegação em Portugal, deixa dez conselhos práticos para quem vai sair de casa ou viajar. 
2 Julho 2019, 17h38

Pode até não parecer mas o verão já chegou e com ele as férias em família passadas no campo ou na praia, por exemplo. De modo a poder vivenciar umas férias em segurança e descontraídas a seguradora Zurich, através da sua delegação em Portugal, deixa dez conselhos práticos para quem vai sair de casa ou viajar.

1 – Uma boa fechadura e uma cópia da chave

Uma fechadura de segurança de duas trancas permite manter a porta original e conferir uma maior segurança ao lar. Além disso, avise os vizinhos para estarem atentos a qualquer movimento fora do normal. Deixe uma cópia da chave a um familiar ou vizinho de confiança que possa alterar a posição de estores e cortinas na sua ausência.

2- Feche a água e o gás e desligue o quadro elétrico

Tenha uma atitude preventiva e evite contratempos como pequenas inundações, fugas de água ou gás ou mesmo curto-circuitos.

3- Mantenha a aparência exterior de casa habitada

Use lâmpadas que acendem quando o ambiente está escuro e que apagam mediante a luminosidade do dia e não feche as persianas na totalidade, dando assim a sensação de movimento em casa.

4- Guarde os objetos de valor num cofre ou local seguro

Coloque os objetos de valor material e sentimental num cofre, no banco, ou em casa de um familiar de confiança que não esteja de férias durante a sua ausência.

5- Atualize o seu seguro do lar

Certifique-se de que o seu seguro está atualizado, porque um seguro desatualizado pode corresponder a um não seguro. usufrua das suas merecidas férias sabendo que, de forma rápida e sem complicações, a sua casa e recheio estão sempre protegidos.

6- Perda ou dano em bagagem

Identifique as suas malas, quer viaje de avião, comboio ou autocarro. Opte por malas de cores vivas facilmente identificáveis. Faça um seguro que cubra perdas ou danos de bagagens, bem como o adiantamento de fundos para despesas imediatas.

7- Perda ou roubo de documentos

A perda de documentos é impeditiva de regressar ao seu país de origem. Participe de imediato às autoridades policiais e contacte o consulado português para obter um documento provisório. É também aconselhável viajar com uma fotocópia autenticada do seu cartão de identificação.

8- Não perca de vista o cartão de crédito

Sempre que fizer algum pagamento, não deixe que o levem para longe. Um minuto é suficiente para fazer cópia da banda magnética. No caso de ser vítima de fraude, contacte imediatamente o seu banco, que cancelará o cartão e lhe devolverá o dinheiro gasto indevidamente.

9- Revisão e ‘check-up’ ao carro

Se planeia viajar de carro, uns dias antes de ir de viagem, confira que o seu carro está a funcionar em perfeitas condições e confira o livro de revisões se está na altura de fazer a próxima revisão. Conduza com segurança e assim terá uma viagem tranquila.

10- Assistência durante a viagem

Se viajar para um país com o qual não está familiarizado, certifique-se de que o seu seguro cobre o destino de férias e as atividades de lazer planeadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.