[weglot_switcher]

Debates eleitorais mais vistos opuseram Costa a Rio, Jerónimo e André Silva

Frente a frente do primeiro-ministro socialista com o líder social-democrata, transmitido por três canais em canal aberto, destacou-se dos demais, mas o líder comunista e o deputado do PAN também foram vistos a trocar argumentos com António Costa por mais de um milhão de pessoas. Já os debates nos canais de cabo ficaram abaixo dos 100 mil espectadores e Catarina Martins esteve em três dos quatro com piores audiências.
  • ANTÓNIO COTRIM/LUSA
18 Setembro 2019, 07h39

O atual primeiro-ministro António Costa esteve nos três debates televisivos entre líderes partidários mais vistos pelos portugueses ao longo das últimas semanas, atingindo um máximo de 2.668.900 telespectadores nesta segunda-feira, no frente a frente com o líder social-democrata Rui Rio. Transmitido em direto pela RTP1, SIC e TVI em horário nobre, o debate entre Costa e Rio, consideravelmente mais longo do que os anteriores (durou entre 74 e 75 minutos, consoante os canais, enquanto os restantes oscilaram entre 31 e 40 minutos), superou a barreira do milhão só na SIC, e chegou aos 55,7% de share na soma das três televisões.

Apesar dos maus resultados que a CDU tem apresentado nas últimas sondagens, logo atrás ficou o primeiro da série de 12 debates, que opôs (mas não muito, pois o tom primou pela cortesia) António Costa a Jerónimo de Sousa. Seguido por 1.097.600 pessoas, obteve um share de 24,8%, ficando ligeiramente à frente dos 1.065.100 telespectadores que viram o frente a frente do líder socialista com André Silva, do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, transmitido pela SIC, com 23,5% de share.

Já a quarta posição do ranking, elaborado pela Marktest com base em dados MediaMonitor/CAEM, pertenceu ao “duelo” do centro-direita, com Rui Rio e Assunção Cristas a serem vistos por 927.300 pessoas na SIC (20,5% de share), ligeiramente mais do que aqueles que assistiram ao frente a frente da presidente do CDS-PP com António Costa, capaz de atrair 875.500 telespectadores à TVI (20,4% de share).

Mais atrás ficou o sexto debate mais visto, entre Catarina Martins e Rui Rio, também na TVI, que só atraiu 793.900 telespectadores (17,0% de share). Ainda assim, ligeiramente melhor do que o frente a frente do líder social-democrata com o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que atraiu 741.600 pessoas à RTP1 (16,1% de share), e o debate de Rio com André Silva, visto por 697 mil portugueses na RTP1 (14,2% de share).

As piores audiências nos debates realizados em sinal aberto pertenceram, com alguma surpresa, ao frente a frente de António Costa com Catarina Martins, apontado pelo comentador político Marques Mendes como o mais importante das legislativas. Não foi além de 683.200 telespectadores, garantindo apenas 15,6% de share à RTP1.

“Liga dos últimos” foi um triangular

No extremo oposto ficaram os três debates transmitidos em canais de cabo, que só não foram mais porque Jerónimo de Sousa recusou participar em qualquer frente a frente que não tivesse lugar na  RTP1, SIC ou TVI, pelo que só trocou argumentos com António Costa e Rui Rio. E o menos visto de todos foi o que juntou as visões de sociedade assumidamente irreconciliáveis de Assunção Cristas e Catarina Martins, atraindo apenas 64 mil telespectadores à RTP3, com um share de 1,4%.

Na penúltima posição ficou o debate entre a líder do Bloco de Esquerda e André Silva, que interessou a 68.100 telespectadores, assegurando um share de 1,8% à SIC Notícias, com a agravante de ter começado mais tarde do que os restantes (às 22h30) porque nesse sábado a Seleção de Portugal jogou contra a Sérvia às 19h45.

E, terminando o “triangular” entre o deputado do PAN e as lideres do Bloco de Esquerda e do CDS-PP na “Liga dos Últimos” dos debates das eleições legislativas, na antepenúltima posição do ranking de audiências ficou o aceso confronto entre Assunção Cristas e André Silva, cujas acusações cruzadas de ditadura ambientalista e cedências aos produtores de carne foram acompanhadas na RTP3 por 89.800 telespectadores, com apenas 2,2% de share.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.