[weglot_switcher]

Decisão de juiz sobre José Sócrates “vai ser um abalo na política ou na justiça”, avisa Marques Mendes

Comentador apontou possíveis consequências da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa quanto ao processo da ‘Operação Marquês’, comparando a situação do ex-primeiro-ministro com a do ex-presidente brasileiro Lula da Silva.
28 Março 2021, 22h31

A decisão instrutória do juiz Ivo Rosa sobre o processo da ‘Operação Marquês’ “vai ser um abalo na política ou na justiça”, defendeu Marques Mendes no seu espaço semanal de comentário no “Jornal da Noite” da SIC. Comparando o antigo primeiro-ministro José Sócrates com o ex-presidente brasileiro Lula da Silva, o advogado e antigo ministro disse que “no Brasil houve uma reviravolta e em Portugal pode haver também”.

Marques Mendes defendeu que se Ivo Rosa pronunciar Sócrates por corrupção isso constituirá um abalo na política portuguesa, pois será a primeira vez que um primeiro-ministro português enfrentará uma tal acusação. Mas se o antigo governante, que chegou a estar em prisão preventiva, não for julgado – ou não for julgado por corrupção – então o abalo incidirá sobre a justiça, e em particular no Ministério Público.

Aguardando pela decisão de Ivo Rosa, que será conhecida a 9 de abril, recordou que a decisão sobre Lula da Silva acabou por ser má para a política e para a justiça, visto que a imparcialidade do juiz Sérgio Moro foi posta em causa por este ter aceitado ser ministro da Justiça do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.