[weglot_switcher]

Deco alerta para aplicações que não respeitam a privacidade

As aplicações para smartphone têm sido também um problema para os consumidores, agora com a sua privacidade mais invadida e preocupações de saúde acrescidas.
1 Maio 2020, 11h00

Neste tempo de confinamento social as aplicações, vulgarmente conhecidas como apps, são muito mais do que uma moda. São essenciais não só para nos mantermos em contacto com a família, amigos ou colegas de trabalho, mas também para desempenhar actividades profissionais, escolares, efectuar reuniões e até para fechar negócios.

Porém, as aplicações para smartphone têm sido também um problema para os consumidores, agora com a sua privacidade mais invadida e preocupações de saúde acrescidas.

Pelo mundo fora muitas apps estão a ser discutidas e testadas, sendo o caso mais recente o de aplicações que se autoproclamam como a estratégia mais eficaz e inovadora de controlar e rastrear indivíduos durante a Pandemia de Covid-19. Este negócio atingiu proporções significativas em França, na Itália e na Alemanha. Este é um assunto que levanta muita polémica no que toca à privacidade de dados, nomeadamente no campo da saúde, e à possibilidade de criar no consumidor falsas e enganadoras expectativas relativamente a esta doença.

Por cá, a app que causou maior discussão pública foi a Houseparty, uma aplicação muito popular que combina uma rede social, videochamadas com jogos e realidade aumentada. Está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acedida em Mac e PC através de uma extensão para o Google Chrome.

Os resultados dos testes à segurança desta app desenvolvidos pela nossa equipa levam-nos a não recomendar a Houseparty que, e logo à partida, recolhe uma grande quantidade de informações pessoais. No registo, recolhe nome de utilizador, e-mail e password. Mas também recolhe som, imagem e localização. Além destes dados, na sua política de privacidade, a empresa informa que recolhe outras informações pessoais, como identificadores únicos, contactos ou números de telemóvel.

Embora, seja garantido que os nossos dados nunca serão partilhados com terceiros, os testes há partilha de informação pessoal com uma longa lista de empresas terceiras como empresas de publicidade. Entre os dados que são partilhados encontram-se o e-mail e o nome de utilizador.

O mais preocupante foi termos detetado, durante o processo de registo, o envio da lista de aplicações instaladas no dispositivo. Não vemos razão para este tipo de informação ser recolhida. Também não encontramos referência explícita à recolha desta informação na política de privacidade da empresa. A lista de contactos do utilizador também é recolhida, mas, neste caso, o utilizador tem de permitir explicitamente o acesso à mesma.

Além desta preocupação, a Houseparty consome muita bateria e os dados móveis. Se o consumidor não tiver rede wi-fi, corre o risco de esgotar o plafond de dados mensal com alguma rapidez.

Informe-se dos seus direitos.

Para mais informações ou dúvidas, não hesite em contactar-nos telefonicamente, para os nºs 213 710 200 ou por email: decolx@deco.pt. É também possível agendar atendimento via skype através do número de telefone 21 371 02 24.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.