[weglot_switcher]

DECO alerta para falhas de segurança em duas marcas de cadeiras para crianças

Alguns modelos Recaro Optia, Recaro Zero1 e Jané podem desprender-se da base em caso de choque frontal.
26 Outubro 2017, 12h01

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) lançou esta quinta-feira um alerta sobre falhas de segurança encontradas em duas marcas de cadeiras para crianças, a Recaro e a Jané.

Há modelos Recaro Optia, Recaro Zero1 e Jané que podem desprender-se da base em caso de choque frontal, explica a associação portuguesa. No entanto, o consumidor que tiver alguns destes modelos pode ver se a sua cadeira foi uma das afectadas por este problema de fabrico e pedir a troca.

Depois dos testes os testes regulares da DECO a cadeiras auto para crianças, a Recaro parou por completo a produção da cadeira Recaro Optia. “O fabricante também detetou problemas em algumas cadeiras do modelo Zero 1 (que não chegámos a testar). Neste caso, uma falha nas correias do arnês, que se podem soltar, e que só se verifica em algumas cadeiras a partir de um determinado número de série”, indicou a entidade.

Quanto à Jané, após a fiscalização, a empresa reconheceu também que houve um desajustamento no sistema de Isofix do modelo Grand, mas assegurou que não compromete a segurança da criança e disponibilizou-se para solucionar a questão sem custos extraordinários para o cliente.

Como posso ver se a minha cadeira tem falhas?

Recaro – Aceder ao portal do fabricante através do website https://safety.recaro-cs.com/

Jané – Enviar uma mensagem através do correio electrónico grand@jane.es

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.