Deco diz que CGD está a dar “um sinal muito errado” pois devia “incentivar a poupança”

A associação afirmou que a medida do banco público “é um sinal muito errado dado ao aforrador”. A Deco aponta que, apesar da decisão ser legal, “moralmente não é correto”.

Cristina Bernardo

A Caixa Geral de Depósitos anunciou que vai deixar de pagar juros nos depósitos a prazo ou poupança quando se trata de um valor inferior a um euro. A Deco considera que esta decisão do banco público não é moral.

Apesar da decisão ter sido revelada ontem, 24 de junho, a medida da CGD só vai ser implementada no dia 1 de agosto, faltando ainda um mês.

António Ribeiro, economista da associação Deco, disse à rádio TSF que a medida os apanhou “um bocadinho de surpresa”. “Se for ao supermercado e comprar uma carcaça, tenho de pagá-la à mesma”, exemplificou, “portanto, se eu receber um euro ou menos de juros, achamos que o banco deverá pagar esse juro ao cliente”, defendeu.

O economista afirmou que a medida do banco de Paulo Macedo “é um sinal muito errado dado ao aforrador”, sendo que “o sinal devia ser o inverso, que era incentivar a poupança”. António Ribeiro relembrou que o pagamento de juros é um direito do cliente, e que embora a decisão da CGD seja legal “moralmente não é correto”.

“Mesmo que o juro seja muito baixo, deve ser pago”, sublinha o economista.

A CGD vai passar a taxa de juro bruta para 0,015% dos produtos Caixapoupança Reformado, Caixapoupança emigrante, Caixapoupança superior, Caixapoupança Mais Reformado, Poupança Caixa Empreender e Caixapoupança Condomínio.

 

CGD atualiza em baixa taxas de juros dos “Depósitos Poupança” a partir de 1 de agosto

Ler mais
Relacionadas

CGD atualiza em baixa taxas de juros dos “Depósitos Poupança” a partir de 1 de agosto

“A menor capacidade de remuneração de depósitos e poupanças pelo setor bancário assenta na necessidade de ajustamentos progressivos de modo a assegurar a sustentabilidade do setor, no atual contexto”, explica a Caixa.
Recomendadas

PremiumCGD vende filial em Espanha acima do valor de mercado

A Caixa vendeu o Banco Caixa Geral ao Abanca com um múltiplo acima da média do mercado. O Price-to-Book Value inerente à transação foi de 0,74x acima da média na Ibéria que é de 0,57x.

Premium“O regime fiscal da poupança devia melhorar”

A mais antiga sociedade gestora portuguesa de fundos de pensões, a SGF, foi comprada pela Golden. O presidente, António Nunes da Silva fala do novo posicionamento estratégico.

Líderes da UE formalizam nomeação de Lagarde na presidência do BCE

Os líderes da União Europeia (UE) formalizaram hoje, em Bruxelas, a nomeação de Christine Lagarde como presidente do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos, não renovável, em substituição de Mário Draghi.
Comentários