Défice da balança comercial desce para 1.203 milhões de euros em setembro

A diminuição, em termos homólogos, foi de 49 milhões de euros. A desaceleração esteve condicionada pela paragem das refinarias nacionais, que se refletiu no comportamento global quer exportações quer das importações nos meses de agosto e setembro, segundo o Instituto Nacional Estatística.

Peter Nicholls/Reuters

O défice da balança comercial portuguesa desceu para 1.203 milhões de euros em setembro, segundo os dados divulgados esta sexta-feira, 9 de novembro, pelo Instituto Nacional Estatística (INE).

A diminuição, em termos homólogos, foi de 49 milhões de euros. O organismo de estatística português deu ainda conta de que, nesse mês, as exportações e as importações desaceleraram e subiram 1,7% e 0,5%, respetivamente.

A desaceleração esteve condicionada pela paragem das refinarias nacionais, que se refletiu no comportamento global quer exportações quer das importações nos meses de agosto e setembro, segundo o INE.

“Excluindo os Combustíveis e lubrificantes a balança comercial atingiu um saldo negativo de 897 milhões de euros, correspondente a uma diminuição do défice de 53 milhões de euros em relação a setembro de 2017”, refere o relatório do INE, tornado público esta manhã.

Notícia atualizada às 11h21

Ler mais
Recomendadas

Preço das casas sobe 0,9% na China

Este é o 43º terceiro mês consecutivo em que se regista uma subida no preço das casas novas na China.

COP24: Próxima cimeira do clima realiza-se no Chile em 2019

A próxima cimeira do clima das Nações Unidas vai realizar-se no Chile no fim de 2019, decidiram esta sexta-feira os países presentes na cimeira que ainda decorre na Polónia.

Chauffeur Privé alarga oferta à Área Metropolitana de Lisboa e a Setúbal

A empresa que disponibiliza serviços de mobilidade vai passar a operar nas cidades de Vila Franca de Xira, Mafra, Ericeira, Barreiro, Alcochete, Montijo, Sesimbra e Setúbal.
Comentários