[weglot_switcher]

Deixou de conseguir pagar as prestações a tempo e horas? Saiba o que fazer

O Banco de Portugal alerta que o atraso no pagamento de prestações de contratos de crédito pode ter consequências graves para toda a família e dá conselhos sobre como lidar com o assunto.
  • Cristina Bernardo
11 Maio 2018, 11h50

Está com dificuldade em pagar as prestações do seu crédito? A questão é colocada pelo Banco de Portugal que apresenta, nos seus descodificadores, quatro dicas para quem está com este problema. O banco central alerta ainda que o atraso no pagamento de prestações de contratos de crédito pode ter consequências graves para toda a família.

1. “Se está com dificuldade em pagar as prestações do seu crédito, informe de imediato a instituição com a qual contratou o crédito. Pondere com a instituição qual a melhor forma de evitar o incumprimento das suas obrigações”.

2. “Se já tiver prestações em atraso, veja com a instituição como pode ultrapassar a situação e se já foi integrado no PERSI. O PERSI – Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento – é um processo que permite que o cliente e a instituição de crédito negoceiem soluções para resolver a situação de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais. Quando é integrado em PERSI, o cliente tem direito a receber um documento que o informe dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento”.

3. “Responda a tempo às solicitações da instituição de crédito e colabore na procura de soluções para a regularização do incumprimento. O cliente deve prestar à instituição de crédito informações verdadeiras e atualizadas sobre a sua situação financeira. O cliente deve responder atempadamente às comunicações da instituição de crédito e disponibilizar as informações e os documentos que lhe sejam solicitados”.

4. “Aconselhe-se junto da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE) Os clientes bancários em risco de incumprimento ou com prestações de crédito em atraso podem obter, gratuitamente, informação, aconselhamento e acompanhamento junto das entidades que integram a RACE. Consulte no Portal do Cliente Bancário as entidades da RACE mais próximas de si”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.