Deloitte City Mobility Index: Lisboa já tem boas notas no ranking da mobilidade

A capital portuguesa integra o grupo de cidades analisadas na primeira edição do estudo da consultora Deloitte sobre a mobilidade. Surge bem classificada em oito das 15 categorias analisadas. Destaca-se pelas condições naturais, mas também pela visão que tem para o futuro dos transportes e pelas políticas que pretende desenvolver.

Cristina Bernardo

Mobilidade, do latim mobilitate. Substantivo feminino. Qualidade ou estado daquilo que é móvel ou que obedece às leis do movimento. Esta é a definição no dicionário universal da Texto Editora de um dos mais importantes termos para o presente e para o futuro da vida em sociedade, especialmente no que respeita aos centros urbanos. Por isso, a consultora internacional Deloitte criou o City Mobility Index, que avalia os principais aspetos da mobilidade e a resposta aos desafios do futuro da mobilidade nas principais cidades mundiais, entre as quais Lisboa.

O estudo compreende 15 categorias, em que são abordados aspetos de três áreas temáticas – “desempenho e resiliência”, “visão e liderança”, e “serviço e inclusão”. O objectivo final é “avaliar se as redes de transportes permitem que os cidadãos se movimentem de forma eficiente, inclusiva, sustentável e integrada, e quão visionários e eficazes são os organismos governamentais na disponibilização da mobilidade com maior qualidade”. Nesta primeira edição, são avaliadas 18 cidades, “selecionadas de forma a representar várias dimensões por população e área, geografia e níveis de desenvolvimento económico”.

 

Artigo publicado na edição semanal do Jornal Económico. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

Europcar lança serviço de aluguer mensal de scooters

A Europcar Portugal, subsidiária do Europcar Group, líder em serviços de aluguer e automóveis na Europa e um dos principais players no sector da mobilidade, acaba de lançar o serviço de aluguer mensal de scooters.

Portugal quer atrair investimento em lítio como energia renovável na produção de baterias

O secretário de Estado da Indústria, Jorge Seguro Sanches, está em Toronto, onde hoje vai participar na Cimeira de Ministros Internacionais de Minas, que reúne mais de 3.800 investidores presentes em 130 países.

Inovação da ICG continua focada na ‘user experience’

A “ICG Advance Manager” é a solução desenvolvida pela ICG, tecnológica portuguesa especialista em soluções de software, para a distribuição que responde às áreas de logística, ‘picking’, ‘packing’, aprovisionamento, multiarmazém, gestão de promoções, ‘cardex’ por cliente, ‘cardex’ por fornecedor (gere mais que um armazém ao mesmo tempo).

Cisco assina parceria para aceleração e transformação digital em Portugal

O acordo foi assinado esta quinta-feira e prevê uma estratégica conjunta de aceleração e transformação digital vai permitir contribuir para o crescimento económico e a criação de emprego em Portugal.

Faz 18 anos? Comissão Europeia oferece-lhe um passe Interrail

A Comissão Europeia deu assim o primeiro passo para aplicar a proposta do Parlamento Europeu de um “Passe Interrail gratuito para europeus que façam 18 anos”.
Recomendadas

Um ministro das Finanças e um orçamento comum, as receitas de Blanchard para a Zona Euro

O antigo economista-chefe do FMI traçou o caminho para uma política monetária e orçamental mais coordenada para a zona euro. Além da criação de um posto de ministro das Finanças, Olivier Blanchard disse que é essencial agilizar as políticas sobre o défice e sugeriu um orçamento comunitário comum.

Governo estuda emissão de obrigações para empresas industriais

O Governo está a estudar lançar emissões de obrigações agrupadas para vários setores, nomeadamente o industrial, depois de anunciar hoje uma operação destinada a empresas de turismo, de acordo com o ministro Adjunto e da Economia.

“A economia está a arrefecer”, alerta banco central da Alemanha 

O Bundesbank, banco central alemão, considerou esta segunda-feira que a economia da Alemanha está a abrandar após um período de grande prosperidade, mas espera uma estabilização no segundo semestre do ano.
Comentários