[weglot_switcher]

Deloitte multada em 4,7 milhões de euros por falhas em auditoria no Reino Unido

A multa da Deloitte surge depois de a PwC ter sido multada em 5,07 milhões de euros por causa de falhas na avaliação da tecnológica Redcentric.
4 Julho 2019, 10h24

A Deloitte foi multada em 5,4 milhões de dólares (4,7 milhões de euros) por falhas na auditoria às contas de uma unidade da Serco Group, de acordo com o Financial Reporting Council (FRC) do Reino Unido, citado pela Bloomberg, esta quinta-feira, 4 de julho, naquele que é o último caso a envolver uma das quatro maiores consultoras do mundo. Além da multa milionária, a consultora também vai assegurar os cerca de 334,5 mil euros decorrentes dos custos da investigação.

De acordo com a FRC, a consultora não agiu “com o princípio fundamental de competência profissional e devido cuidado”, mas o facto de ter havido uma admissão de má conduta levou a que a multa a ser paga pela Deloitte não fosse mais alta.

Quanto à Serco Group, ficou acordado uma coima de 21,4 milhões de euros, ainda esta semana.

Este caso refere-se a um esquema fraudulento com seis anos, tendo começado em 2016 quando os reguladores do Reino Unido começaram a investigar como sua unidade da Serco Geografix cobrava excessivamente por serviços de identificação eletrónica de criminosos (sendo que algumas dessas cobranças pelo serviço de identificação referia-se a pessoas já falecidas).

A multa da Deloitte surge depois de a PwC (PricewaterhouseCoopers) ter sido multada em 5,07 milhões de euros por causa de falhas na avaliação da tecnológica Redcentric.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.