Delta lança cápsulas de café 100% orgânicas e biodegradáveis

Com 0% plásticos, 0% micro-plásticos e 0% alumínio, Rui Nabeiro anunciou que a Delta tem como objetivo transformar os cartuchos atuais de café para uns 100% biodegradáveis até 2025, como parte da nova estratégia sustentável da empresa.

Cristina Bernardo

A Delta vai lançar cápsulas de café totalmente orgânicas e biodegradáveis este ano. Este lançamento insere-se na nova estratégia de sustentabilidade da empresa produtora de café.

“Hoje vamos falar de sustentabilidade em todas as vertentes: económica, social, ambiental” foi assim que o administrador do Grupo Nabeiro Rui Miguel Nabeiro deu início à apresentação da nova cápsula de café Delta Q, 100% orgânica e biodegradável, esta quarta-feira, 15 de maio, em Lisboa.

As novas cápsulas de café da empresa estão agendadas para dar entrada no mercado ainda este ano e foam desenvolvidas pelo Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, a Diverge, em conjunto com parceiros externos e Centros de Investigação nacionais.

Com 0% plásticos, 0% micro-plásticos e 0% alumínio, Rui Nabeiro anunciou que a empresa tem como objetivo transformar a totalidade dos cartuchos atuais de café da empresa para uns 100% biodegradáveis e mais amigos do ambiente.

“As cápsulas têm 90 dias de validade e é a primeira com tripla certificação em sustentabilidade”, explicou o CEO. “Será lançada para o mercado com um blend novo, ao qual chamamos eQo: da natureza para a natureza”, vincou.

O cartucho é feito de BioPBS, ou seja, de um material de base biológica e vegetal, constituído por cana-de-açúcar, mandioca e milho. Já a embalagem do novo produto é feita a base de cartão totalmente reciclável, com certificação FSC (que assegura que o produto provém de uma floresta gerida de forma sustentável) e impressa com tintas biológicas.

“O café será de origem biológica e será lançado para o mercado ao longo do segundo semestre deste ano”, explicou. “Queremos assumir um compromisso de em 2025 ter 100% das nossas cápsulas já neste formato biodegradável”, anunciou ao público.

A apresentação da estratégia decorreu este quarta-feira na Estufa Fria, em Lisboa e contou com a presença do Primeiro Ministro António Costa, o Ministro da Economia Siza Vieira e o fundador da Delta Cafés e Comendador Rui Nabeiro.

Numa extrapolação relativa ao número de habitantes de Campo Maior, onde nasceu o grupo, António Costa fez as contas sobre quantos “Nabeiros” seriam necessários para dinamizar a economia portuguesa. “Se por cada 8.500 mil habitantes portugueses houver um Nabeiro basta-nos 1.200 mil Nabeiros para termos 1.200 mil grupos como a Delta”, começou por dizer.

“Se tivermos 1.200 mil grupos como a Delta, a nossa economia não crescerá só acima da média europeia, a nossa economia transformará mesmo este país em algo que é fundamental, extraordinário e sustentável” para a atual geração e futuras, rematou António Costa.

Para além das cápsulas sustentáveis, a Delta Cafés pretende reforçar a frota elétrica da empresa, “atualmente 20% da frota comercial é elétrica, sendo que 100% da frota em Lisboa é elétrica”, explicou. “Em 2025, queremos ter 100% da nossa frota comercial ativa elétrica”, acrescentou o CEO.

(notícia atualizada com mais informações às 13h32)

Ler mais
Relacionadas

“Entre Tantos”, há sempre um. Homenagem a Rui Nabeiro em garrafa e papel

O livro foi apenas uma parte da homenagem no jantar junto às barricas da adega. O vinho “Entre Tantos” também faz parte da surpresa que pretende homenagear o fundador da Delta Cafés, no ano em que comemorou 88 anos.

Grupo Nabeiro entra no capital da tecnológica Zone Soft

Esta operação inclui-se no âmbito da estratégia do Grupo Nabeiro para fortalecer a sua relação e proposta de valor para o canal HORECA [Hotelaria, Restauração, Cafetaria].
Recomendadas

Inteligência Artificial: o futuro das nossas vidas está na ética dos algoritmos

Numa altura em que a Comissão Europeia lança um guia ético sobre o tema, o Jornal Económico falou com alguns dos maiores especialistas mundiais para saber que mecanismos de controlo existem para que as máquinas estejam ao serviço da humanidade.

Tem carro a gasóleo? Espere por segunda-feira para abastecer

A partir da próxima semana, o gasóleo ficará mais barato, e a gasolina segue o percurso inverso, aumentando o preço. Veja aqui onde estão os postos mais baratos.

Amazon: ações podem chegar aos três mil dólares nos próximos dois anos, estima Bloomberg

A avaliação de três mil dólares por título implica uma capitalização bolsista de 1,47 mil milhões de dólares (1,31 mil milhões de euros).
Comentários