[weglot_switcher]

Demissões e perdas de milhões: o que já aconteceu hoje no Sporting CP?

Tem sido uma quinta-feira agitada em Alvalade. Desde as demissões da Mesa da Assembleia Geral, aos milhões perdidos em bolsa, culminando no processo disciplinar a Bruno de Carvalho.
  • Bruno De Carvalho
17 Maio 2018, 16h45

Quanto perdeu a Sporting SAD na bolsa?

Apenas com duas transações o Sporting perdeu na manhã desta quinta-feira 2,34 milhões de euros em capitalização de mercado na Bolsa de Lisboa. Na primeira ronda de negociação por chamada, que ocorreu pelas 10h30, foram transacionados 360 títulos do Sporting CP ao preço de 0,70 euros. O tombo nas ações do clube representa um decréscimo de 0,06 euros no valor por título verde e branco, face ao último valor de fecho. Na sessão de quarta-feira, a sessão tinha fechado com as ações do Sporting a valerem 0,76 euros, após a movimentação de 350 títulos.

A cotação da Sporting SAD desvalorizou 17,11%, para 0,63 euros, pelas 15h30.Os receios de eventuais perdas da SAD com um cenário de demissão de dirigentes dos órgãos sociais, com um alegado esquema de corrupção desportiva a ser investigado e a instabilidade nas relações entre o atual presidente do clube e da SAD, Bruno de Carvalho, com a equipa de futebol e equipa técnica, fazem o valor do capital market ‘leonino’ recuar para 24 milhões. Entre a última sessão e a atual, a Sporting SAD descapitalizou quase seis milhões de euros.

Quem abandonou os órgãos sociais do clube?

A Mesa da Assembleia-Geral do Sporting demitiu-se em bloco. O presidente da Assembleia-Geral, Jaime Marta Soares justificou a demissão deste órgão com as “previsíveis consequências que possam advir desta instabilidade que está a marcar profundamente a instituição Sporting Clube de Portugal”. Vários membros do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) do Sporting apresentaram também a demissão e apelaram ao presidente do clube lisboeta, Bruno de Carvalho, e à restante direção que renunciem também aos cargos.

Alguns membros destes órgãos sociais já tinham tomado a decisão da demissão ainda antes dos incidentes na Academia de Alcochete, nomeadamente depois dos episódios que se seguiram ao jogo com o Atlético de Madrid.

“Estava decidido anunciar a demissão [da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e Disciplinar] na segunda-feira, após a final da Taça para não destabilizar. Mas já está tudo destabilizado, não valia a pena continuar. Por isso, a formalização foi antecipada”, revela fonte próxima ao processo ao “Jornal Económico”.

O que motiva o processo disciplinar a Bruno de Carvalho?

A Mesa da Assembleia Geral do Sporting instaurou um processo disciplinar a Bruno de Carvalho. Uma ação que é vista como uma forma de pressionar o presidente do clube de Alvalade a pedir a demissão. Jaime Marta Soares justificou esta decisão com as “previsíveis consequências que possam advir desta instabilidade que está a marcar profundamente a instituição Sporting Clube de Portugal”.

Como reagiram os jogadores do Sporting?

Bas Dost emitiu um comunicado onde agradece aos “verdadeiros adeptos do Sporting”. No documento enviado ao jornal “O Jogo” o jogador holandês começou por dizer que “ainda estou chocado com estes atos de violência contra a nossa equipa na terça-feira, feito por elementos criminosos”.

Bas Dost que ficou ferido na cabeça e nas pernas diz no mesmo comunicado que está “feliz pela reação dos verdadeiros adeptos do Sporting” aos quais agradece “pelo fantástico apoio” e que “significou muito para mim”. O avançado holandês deixou também elogios aos seus colegas.

“Estou orgulhoso pela forma como a minha equipa lidou com esta situação difícil. Vamos atravessar isto juntos”, sublinhou.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.